• Notícias
  • Agricultura irrigada em pequenas e médias propriedades

    06/08/2020
    Por Glayton Botelho Rocha, Especialista Agronômico Netafim.
    GLAYTON BOTELHO ROCHA - Especialista Netafim.
     
    A sustentabilidade ambiental, econômica e social da agricultura irrigada está relacionada às decisões que tomamos, desde a escolha dos métodos de irrigação e cultivo até a comercialização do produto. Com os recursos naturais, humanos e financeiros cada vez mais escassos, precisamos tomar decisões cada vez mais inteligentes para garantir que existam recursos, segurança alimentar, geração de renda e dignidade social nesta e nas gerações futuras.
     
    Pioneira no segmento de irrigação localizada, a Netafim oferece soluções que abrangem desde pequenas propriedades familiares até grandes e complexos projetos, através dos departamentos de engenharia, instalação/suporte e agronômico. Nosso lema é ajudar os agricultores e pecuaristas a produzir mais com menos, empregando todo o conhecimento agronômico, experiência em campo e tecnologia de ponta desenvolvida nos mais de 50 anos de liderança global.
     
    Apresento as soluções e experiências que levaram a Netafim a ser premiada em 2013, na Organização das Nações Unidas (ONU), pela contribuição mundial para a gestão sustentável da água, promovendo uma maior produção de alimentos.
     
    O projeto que desencadeou a 1ª história de sucesso da Netafim™, no suporte à agricultura irrigada com eficiência em pequenas e médias propriedades, foi a implantação de 900 kits de irrigação familiar em lotes de 100 a 500m², no ano de 2003, no Níger, na África. O Projeto da Netafim foi contemplado através de um concurso de combate à pobreza e desenvolvimento regional criado em parceria com o Banco Mundial, ONU e FAO.
     
    Neste país africano, em que a agricultura na maioria das vezes é liderada pela mulher, o objetivo era não apenas fornecer condições de produção de alimento, mas também produzir para geração de renda, reduzir a pobreza e melhorar as condições de trabalho das mulheres através de um sistema operacional simples, confiável e eficiente.
     
    As principais culturas cultivadas nas áreas foram alface, tomate, cebola, feijão, repolho, milho e mandioca. A produção foi capaz de melhorar a alimentação das famílias e ainda, comercializar seu excedente no mercado local. O lucro obtido na venda dos alimentos, não só promoveu o pagamento rápido dos custos de produção, como possibilitou a experiência de consumo de outros produtos e bens que as famílias não tinham acesso até então.
     
    Histórias como esta se espalharam pelo mundo, como no caso do: Senegal, Burkina Faso, Quênia, Índia, Peru, Chile, Paraguai entre outros, até chegar ao Brasil.
     
    No Brasil, tivemos o prazer de fazer parte da história dos agricultores familiares de Oeiras, no Piauí. Em meio às condições semi áridas do sertão nordestino, e testemunhamos o desenvolvimento da agricultura irrigada com eficiência, elevando a produtividade para gerar renda e melhores condições de vida, com manejo simples e confiável.
     
    As principais culturas foram: milho, mandioca, batata, feijão, fava, abóbora, pimenta, banana e melancia. Os maiores benefícios para os produtores foram além das melhorias das condições de trabalho, a economia de água, fertilizantes e mão-de-obra, reduzindo o custo de produção e aumentando o seu lucro.
     
    Hoje, com o objetivo de simplificarmos todas as soluções para pequenos e médios produtores, criamos uma família de kits modulares para agricultura familiar, nos modelos 500, 1000 e 2000 m2 e 0,5 e 1 hectare, que contemplam pacotes de equipamentos necessários a um projeto de irrigação, sem a necessidade de moto bombas de pressurização do sistema.
  • Está chegando a estação de monta.

  • IATF ou Monta Natural? Não importa a decisão que o produtor tomar, a suplementação é um item indispensável no manejo da vacada – matrizes e touros – nessa estação.

    + leia mais
  • Café solúvel pode ser porta de entrada para bebida brasileira na China

  • Avaliação é de estudo do escritório internacional da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em Xangai.

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites