CAP disponibiliza curso gratuito de proteção de ruminantes e equinos em transporte de longa duração
Esta acção de formação de 25 horas, financiada por fundos comunitários, é gratuita e está disponível através do Pólo de Formação Tejo, no Centro de Formação da Guarda e no Pólo de Formação Norte da Confederação dos Agricultores de Portugal.
O Curso pretende capacitar os formandos com conhecimentos técnicos e normativos relativos ao bem-estar animal durante o transporte de animais de uma dada espécie ou espécies, em viagens de longo curso (mais de 8 horas), de acordo com o Reg. (CE) 1/2005 de 22 de Dezembro de 2004 e DL nº 265/2007 de 24 de Julho.
Entre os objetivos estão: Reconhecer as principais necessidades fisiológicas e as características comportamentais de ruminantes e equinos nos transportes de longa duração.
Identificar a documentação e os registos obrigatórios no transporte de animais, as principais normas jurídicas da legislação nacional e comunitária de proteção e bem-estar dos ruminantes e equinos nos transportes de longa duração.
Planificar uma viagem de mais de 8 horas de transporte de ruminantes e equinos, de acordo com uma condução adequado do veículo de transporte de ruminantes e equinos.
Utilizar o GPS de acordo com as obrigações definidas na regulamentação.
Conceber um plano de emergência para situações imprevistas durante o transporte de ruminantes ou de equinos.
Conteúdos programáticos Bem-estar animal e stress
Fisiologia animal
Comportamento animal
Legislação aplicável ao transporte de animais
O transporte de animais
Qualidade da carne
Segurança e condições de trabalho
Requisitos Técnicos Idade: ≥18 anos
Escolaridade mínima obrigatória (EMO) ou que, caso não tenham a EMO, comprovem saber ler, fazer cálculos simples e interpretar um texto.
Detentores de veículos de transporte registados ou licenciados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), seus condutores e ajudantes de transporte, com idade mínima igual ou superior a 18 anos.
Metodologia / Avaliação / Certificação A metodologia utilizada é ativa, centrada no participante, com recurso a diversas técnicas de formação tais como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de caso, trabalho individual e de grupo, privilegiando-se a interação entre o grupo.
A avaliação é realizada mediante atividades que podem assumir a forma de testes, exercícios ou trabalhos individuais e em grupo, a aplicar ao longo do curso.
Entregue Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho aos formandos que concluírem com aproveitamento.
Mais informações e inscrições aqui.
Fonte: CAP
Starrett troca plástico por papelão nas embalagens de Serra Manual e eliminará o consumo de 7,9 toneladas do material ao ano
Substituição reduzirá ainda em 25% as emissões de CO2; Objetivo da empresa é que todas as suas embalagens sejam sustentáveis
IICA e Fundo Verde do Clima fecham parceria de US$ 100 milhões para projetos de redução das emissões de metano nas Américas
Para secretário de Inovação do Mapa, Fernando Camargo, iniciativa pode ajudar países a cumprirem meta de diminuir as emissões de metano na pecuária
Lei de pagamento por serviços ambientais é incentivo para cuidar do pasto
Pesquisadores da Embrapa destacaram a ligação entre das boas práticas de manejo do pasto e a nova lei de pagamento por serviços ambientais