• Notícias
  • CAP disponibiliza curso gratuito de proteção de ruminantes e equinos em transporte de longa duração

    23/02/2022
    A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal tem disponível o Curso de Proteção de Ruminantes e Equinos em Transporte de longa duração. Uma ação destinada a jovens agricultores, agricultores, trabalhadores agrícolas e outros interessados nesta temática.

    Esta acção de formação de 25 horas, financiada por fundos comunitários, é gratuita e está disponível através do Pólo de Formação Tejo, no Centro de Formação da Guarda e no Pólo de Formação Norte da Confederação dos Agricultores de Portugal.

    O Curso pretende capacitar os formandos com conhecimentos técnicos e normativos relativos ao bem-estar animal durante o transporte de animais de uma dada espécie ou espécies, em viagens de longo curso (mais de 8 horas), de acordo com o Reg. (CE) 1/2005 de 22 de Dezembro de 2004 e DL nº 265/2007 de 24 de Julho.

    Entre os objetivos estão:
    Reconhecer as principais necessidades fisiológicas e as características comportamentais de ruminantes e equinos nos transportes de longa duração.

    Identificar a documentação e os registos obrigatórios no transporte de animais, as principais normas jurídicas da legislação nacional e comunitária de proteção e bem-estar dos ruminantes e equinos nos transportes de longa duração.

    Planificar uma viagem de mais de 8 horas de transporte de ruminantes e equinos, de acordo com uma condução adequado do veículo de transporte de ruminantes e equinos.

    Utilizar o GPS de acordo com as obrigações definidas na regulamentação.

    Conceber um plano de emergência para situações imprevistas durante o transporte de ruminantes ou de equinos.

    Conteúdos programáticos
    Bem-estar animal e stress                                                                       

    Fisiologia animal                                                                           

    Comportamento animal                                                                           

    Legislação aplicável ao transporte de animais                                                                 

    O transporte de animais                                                                           

    Qualidade da carne                                                                     

    Segurança e condições de trabalho      

    Requisitos Técnicos
    Idade: ≥18 anos

    Escolaridade mínima obrigatória (EMO) ou que, caso não tenham a EMO, comprovem saber ler, fazer cálculos simples e interpretar um texto.

    Detentores de veículos de transporte registados ou licenciados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), seus condutores e ajudantes de transporte, com idade mínima igual ou superior a 18 anos.

    Metodologia / Avaliação / Certificação
    A metodologia utilizada é ativa, centrada no participante, com recurso a diversas técnicas de formação tais como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de caso, trabalho individual e de grupo, privilegiando-se a interação entre o grupo.

    A avaliação é realizada mediante atividades que podem assumir a forma de testes, exercícios ou trabalhos individuais e em grupo, a aplicar ao longo do curso.

    Entregue Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho aos formandos que concluírem com aproveitamento.

    Mais informações e inscrições aqui.

     

    Fonte: CAP 



  • CAP disponibiliza curso gratuito de proteção de ruminantes e equinos em transporte de longa duração

  • CAP disponibiliza curso gratuito de proteção de ruminantes e equinos em transporte de longa duração

    + leia mais
  • Starrett troca plástico por papelão nas embalagens de Serra Manual e eliminará o consumo de 7,9 toneladas do material ao ano

  • Substituição reduzirá ainda em 25% as emissões de CO2; Objetivo da empresa é que todas as suas embalagens sejam sustentáveis

    + leia mais
  • IICA e Fundo Verde do Clima fecham parceria de US$ 100 milhões para projetos de redução das emissões de metano nas Américas

  • Para secretário de Inovação do Mapa, Fernando Camargo, iniciativa pode ajudar países a cumprirem meta de diminuir as emissões de metano na pecuária

    + leia mais
  • Lei de pagamento por serviços ambientais é incentivo para cuidar do pasto

  • Pesquisadores da Embrapa destacaram a ligação entre das boas práticas de manejo do pasto e a nova lei de pagamento por serviços ambientais

    + leia mais


  • Criação de sites