• Notícias
  • Chuva pode prejudicar produtividade em MT

    08/01/2018
    Uma forte linha de instabilidade associada à passagem de uma frente fria manterá o tempo bastante fechado e com chuva a qualquer hora do dia em grande parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste nesta segunda-feira.

    Com isso, muitos produtores, principalmente os do Mato Grosso, devem ficar ainda mais apreensivos, já que essas chuvas ininterruptas estão prejudicando todos os trabalhos de campo, como pulverizações e colheitas, que estão paralisadas. O grande problema é que o tempo extremamente úmido tem propiciado um aumento diário no número de focos de doenças. Sem o devido controle, as perdas de produtividade poderão vir a ocorrer, até porque há previsão de mais chuva ao longo da semana em toda a faixa central do país nos próximos dias. Isso pode atrapalhar e até mesmo inviabilizar os trabalhos de campo.

    Além disso, o tempo fechado também reduz as taxas fotossintéticas, o que pode impactar negativamente a granação e, consequentemente, a produtividade das lavouras. Outro problema é que muitas lavouras de soja já estão aptas a serem colhidas e, com isso, esse tempo invernado poderá trazer problemas aos produtores. Somente na semana que vem é que há previsão de chuva, apenas na forma de pancadas, sobre a faixa central do Brasil.

    Como fica o tempo?

    Durante a semana, pancadas de chuva devem ocorrer sobre a região do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará. Somente no Paraná e partes da metade sul de Mato Grosso do Sul é que as pancadas de chuvas podem ocorrer a partir de quarta-feira (10). Até lá o tempo seguirá aberto. Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, chuvas realmente generalizadas e em bons volumes deverão vir a ocorrer somente entre o próximo final de semana e, principalmente ao longo da próxima semana. Ou seja, somente na segunda quinzena de janeiro.

    Como as chuvas que ocorreram nesse último final de semana foram muito irregularestanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina, a ausência de chuvas essa semana poderá trazer alguns prejuízos pontuais, principalmente sobre a metade sul do Rio Grande do Sul.

    Argentina

    Na Argentina, a semana será marcada pelas chuvas extremamente irregulares, sendo que somente na semana que vem é que há previsões de chuvas generalizadas e em bons volumes em todas as principais regiões produtoras.

    Porém, diferentemente do Brasil, a estrutura de solo na Argentina é bem melhor, com isso, mesmo com a ausência de chuvas ao longo da semana, as condições ainda se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. 

    Fonte: Climatempo



  • A vez delas também na pecuária

  • Estamos falando das fêmeas bovinas como fiel da balança na hora de melhorar a rentabilidade do negócio. Na cobertura a campo, predominante na pecuária nacional, produzem em média 28 filhotes por ano,

    + leia mais
  • Uma nova revolução

  • Eficiência alimentar passa a ser grande preocupação dos principais selecionadores de bovinos do País. A característica promete conferir maior competitividade à produção de carne vermelha.

    + leia mais
  • Pecuária competitiva é quebra de paradigma

  • Nada de fórmulas milagrosas. Tudo é trabalho, transpiração, interpretação de números e fatos, além de contínuo aprimoramento pessoal como empreendedor.

    + leia mais
  • Temple Grandin: Práticas de bem-estar animal traz vantagens para o gado e para o pecuarista

  • Pesquisadora norte-americana Temple Grandin está no Brasil e fala sobre a preocupação com o bem estar animal e sua importância para obter-se mais produtividade na fazenda. Ela é uma das maiores autori

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites