• Notícias
  • Conceito de Ecodesign ganha destaque em tempos de pandemia

    10/09/2020
    De acordo com a ABRELPE stima-se que, por conta das medidas de quarentena, isolamento e distanciamento social.
    Autora: Rafaela Aparecida de Almeida, professora tutora do curso de Secretariado da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter.
     
    De acordo com a ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, estima-se que, por conta das medidas de quarentena, isolamento e distanciamento social adotadas durante o período decorrente da pandemia de COVID-19, deverá ser observado um aumento relevante na quantidade gerada de resíduos sólidos domiciliares em torno de 15-25%.
     
    A preocupação com a destinação correta de resíduos sólidos não é de hoje para governos e organizações, os quais vem trabalhando em ações, desde a década de 1970, para reduzir os índices de resíduos que são indevidamente descartados e na tentativa de reversão dos impactos ambientais.  
     
    Em 1992, 179 países durante a "Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento" ou "ECO-92", assinaram um documento intitulado Agenda 21 que preconiza que a base para se atingir os objetivos de qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável está na eficiência na produção e nas mudanças nos padrões de consumo para dar prioridade ao uso dos recursos e à redução do desperdício ao mínimo.
     
    Em consonância com a Agenda 21, a Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e destaca entre os seus objetivos, a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
     
    Neste sentido e diante deste cenário de pandemia e elevação dos índices de geração de resíduos sólidos, o conceito dos 3 Rs da Sustentabilidade — reduzir, reutilizar e reciclar devem ser pensados.
     
    Reduzir diz respeito a diminuir a quantidade dos resíduos produzidos, comprando somente o necessário.
     
    Reutilizar está associado ao reaproveitamento de materiais.
     
    Reciclar visa reintegrar materiais na produção de novos itens.
     
    Dentre os três Rs da Sustentabilidade destaca-se o “reutilizar” vinculado ao conceito do Ecodesign. 
     
    Você provavelmente já viu alguma foto ou conhece alguém que transformou paletes de madeira em camas, sofás, mesas ou então alguém que transformou pneus em floreiras, garrafas pet em objetos de decoração. O Ecodesign está diretamente ligado ao reaproveitamento de materiais, a otimização do uso dos recursos materiais e a redução dos resíduos sólidos.
     
    Quando reutilizamos ou reaproveitamos materiais, estamos ampliando o ciclo de vida de produtos, economizando energia, reduzindo a extração de matéria prima virgem e principalmente diminuindo a quantidade de resíduos sólidos e consequentemente os impactos ambientais.
     
    E você, já praticou o Ecodesign?
  • Está chegando a estação de monta.

  • IATF ou Monta Natural? Não importa a decisão que o produtor tomar, a suplementação é um item indispensável no manejo da vacada – matrizes e touros – nessa estação.

    + leia mais
  • Café solúvel pode ser porta de entrada para bebida brasileira na China

  • Avaliação é de estudo do escritório internacional da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em Xangai.

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites