• Sustentabilidade
  • Elgin lança inversor com sistema de "internet das coisas" para projetos de energia solar no País

    10/08/2021
    Companhia prevê que área fotovoltaica será a mais representativa nos negócios do grupo em até cinco anos

    A Elgin, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos e provedora de soluções nas áreas de climatização, refrigeração, iluminação, automação e costura, acaba de lançar no País um micro inversor de 2000 w com tecnologia de IoT (Internet das Coisas) para os projetos de energia solar em telhados e pequenos terrenos de consumidores residenciais e empresariais.

    A tecnologia da Elgin do novo micro inversor, equipamento que converte a corrente elétrica dos painéis solares para uso doméstico e empresarial, consegue comunicar diretamente com a internet, redes IEEE 802.11 b/g/n e não necessita de um comunicador intermediário no caso do sistema com a tecnologia WIFI (PLC ou DTU).

    O micro inversor é um equipamento com a mesma funcionalidade que um inversor convencional (também conhecido como inversor string) que possui um hardware bem compactado devido a sua forma de instalação. O equipamento é capaz de criar ramal e diminuir o tamanho das potenciais fotovoltaicas (Fileiras), ideais para recortes de telhados que inversores tradicionais não atendem com uma eficiência razoável.

    Com a aposta em novas tecnologias para o mercado fotovoltaico, a Elgin prevê que a área de energia solar se tornará a divisão mais representativa da empresa em até cinco anos. O grupo acaba de anunciar investimentos da ordem de R$ 140 milhões na unidade fotovoltaica no País para reforço da estrutura e ampliação de estoque para atender o crescimento esperado da demanda este ano.

    Para este ano, a organização projeta um crescimento de 150% no volume de negócios na área solar, com ampliação de pedidos de empresas integradoras que atuam em projetos para residências, comércios, indústrias e propriedades rurais no País.

    A perspectiva de crescimento para este ano segue a mesma curva de resultado obtido pela empresa no ano passado, quando foi registrado um aumento de 140% nos negócios entre 2019 e 2020. No período, os geradores residenciais lideraram os pedidos na Elgin, com 85% de participação, seguidos pelos geradores comerciais (10%) e industriais (5%).

    "A divisão de energia solar é um dos principais focos da Elgin atualmente", declarou o diretor da divisão de energia solar da Elgin, Glauco Santos. "Desde o ano passado, estamos ainda mais focados no setor, investindo em pessoas, em TI e logística, estreitando o relacionamento com o mercado e melhorando ainda mais nosso atendimento aos parceiros integradores", destacou o executivo.

    O modelo de negócio consiste na distribuição de kits de energia solar fotovoltaica, onde os produtos, como módulos solares fotovoltaicos, inversores de frequência e estruturas de fixação, levam a marca Elgin. "Temos também uma área de engenharia que apoia nossos parceiros integradores no desenvolvimento de soluções técnicas mais elaboradas", assinalou Santos.

    Ele explica que, dentro do atual cenário de mercado aquecido, a empresa está preparada para atender a demanda. "Planejamos de forma antecipada nossa atuação no mercado e estamos mantendo estoque de produtos para garantir o abastecimento de nossos parceiros."

    A Elgin atua no setor fotovoltaico desde 2017 e, no ano passado, criou uma divisão especifica para ampliar o desenvolvimento dos negócios da companhia no segmento.

    Sobre o Grupo Elgin

    A Elgin, em seus quase 70 anos de história tornou-se uma marca conhecida por sua qualidade, credibilidade e inovações constantes, sempre com o objetivo de oferecer os melhores produtos aos seus consumidores. Começando pelo segmento de máquinas de costura, diversificou sua atuação no mercado brasileiro, e hoje conta com uma enorme variedade de produtos para uso comercial e residencial nos segmentos de climatização, refrigeração, iluminação, automação comercial, informática, telefonia e energia solar.

    Sempre com o foco no bem-estar das pessoas e na preservação ambiental, a Elgin procura agregar em suas linhas de produtos, atributos sustentáveis que colaboram com as metas de redução de emissão de poluentes e baixos níveis de consumo de energia. Esse respeito ao cliente não se faz presente apenas através da qualidade dos produtos oferecidos pela Elgin, mas também pelos serviços de pós-venda, disponibilizados pelo SAC e por diversas assistências técnicas autorizadas espalhadas pelo Brasil, que garantem a satisfação de seus usuários e reforçam a confiança adquirida ao longo dos anos.

    Por Assessoria de Imprensa com curadoria Boi a Pasto.



  • A Qualidade dos Bezerros do Cedo está diretamente ligada a nutrição fetal com as vacas

  • Estamos entrando na “Estação de Monta” – período entre outubro e janeiro – decisivo para a criação de bovinos, pois é quando são realizadas as reproduções seja no método tradicional ou com inseminação

    + leia mais
  • Tecnologia da Embrapa contribui com produção pecuária orgânica no Brasil

  • No Brasil, o consumo de produtos orgânicos cresceu, em 2020, 30% em relação a 2019, com movimento de cerca de R$ 5,8 bilhões, segundo dados da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis).

    + leia mais


  • Criação de sites