• Sustentabilidade
  • Embaré se destaca em políticas de sustentabilidade ambiental

    09/06/2020
    Com histórico de diversas iniciativas que beneficiam o meio ambiente, quarta maior empresa de laticínios do Brasil reafirma seu compromisso com o futuro...
    Divulgação.
    Foi-se o tempo em que ser uma empresa sustentável e engajada era considerado um diferencial competitivo de mercado. Hoje, preocupar-se com questões socioambientais é regra, um importante pré-requisito para uma companhia ser realmente bem-sucedida e se tornar uma grande marca em seu nicho de atuação.
     
    Comprometida com a preservação do meio ambiente e com a sustentabilidade, a Embaré, quarta maior empresa de laticínios do país, se destaca pelo desenvolvimento de projetos socioambientais e por uma gestão pautada na busca contínua de alternativas que minimizem os impactos da fabricação de produtos lácteos ao meio ambiente e que contribuam com a melhora da qualidade de vida da sociedade.
     
    A preocupação com as questões ambientais sempre foi uma constante na história da Embaré e a empresa se firma cada vez mais com práticas ambientalmente sustentáveis em seus processos e atividades, desenvolvendo uma série de iniciativas com essa finalidade.
     
    Certificada na normal internacional ISO 14001 desde 2003, a empresa mineira possui um Sistema de Gestão Ambiental que a ajuda a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. “A norma exige da indústria o comprometimento com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas como parte do ciclo normal de gestão empresarial”, destaca o coordenador da Garantia da Qualidade da Embaré, Luiz Augusto Rezende Lima.
     
    Na busca por uma gestão sustentável, a Embaré implementou um robusto processo de coleta seletiva. Mais de 90% de resíduos sólidos gerados são reciclados, sendo que mais de 400 toneladas de material reciclável são doadas à Associação de Catadores de Lagoa da Prata (Ascalp). O restante do resíduo não reciclável é enviado para empresas especializadas no seu tratamento. Dessa forma, a empresa garante a destinação correta de todos os resíduos que produz.
     
    Outro ponto que tem atenção da empresa é o uso da água. Assim, a Embaré construiu a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), cujo objetivo é melhorar a qualidade da água lançada no corpo receptor e produzir biofertilizante a partir dos resíduos sólidos. Os efluentes são submetidos a um tratamento físico e biológico em lagoas anaeróbias e lagoas de estabilização. Já tratada e analisada em laboratório exclusivo, a água é lançada na Lagoa Verde, antes da sua integração ao Rio São Francisco.
     
    Além disso, a empresa preza pelo uso racional dos recursos hídricos. Na produção de leite, por exemplo, a Embaré consome apenas 1,4 litro de água por cada litro de leite industrializado, enquanto a média nacional é de 3 a 4 litros de água. Para alcançar esse percentual, foram adotadas várias medidas ao longo dos últimos anos, como instalação de medidor de nível na baía de recepção de leite e reutilização de água condensada para geração de vapor na caldeira.
    Divulgação.
    A geração de energia elétrica não fica de fora dos planos sustentáveis da empresa. Por meio de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), desenvolvido pela Embaré, parte do biogás, composto principalmente de metano, gerado na Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), é conduzido a um gerador e a partir de sua combustão é transformado em energia elétrica, utilizada para a manutenção de toda a ETEI. A outra parte retorna para a fábrica e é utilizado como combustível para a geração de vapor na caldeira. A queima do biogás proporciona a redução de 600 toneladas de biomassa mensal, contribuindo para a redução do efeito estufa e engajando na política de utilização de fontes renováveis de energia. O sistema é considerado como uma das melhores alternativas para evitar o avanço do aquecimento global. “Entendemos que a sustentabilidade só existe como resultado de esforços diários e coletivos. Hoje, ela está no caminho do desenvolvimento, como agente de transformação, convocando todos os integrantes da cadeia de negócio a assumirem essa iniciativa. Ao assumir tantas frentes de atuação, temos certeza de que ganha a Embaré, ganha a sociedade e ganha o planeta”, avalia Luiz Augusto.
     
    Outra iniciativa que merece destaque é a participação no programa Reciclar pelo Brasil, maior programa de reciclagem inclusiva do país, criado em 2017 pela Coca-Cola Brasil em parceria e cocriação com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT). Junto com três associações e outras 11 grandes empresas, a Embaré apoia, por meio de uma plataforma de investimentos, mais de 230 associações e cooperativas em 21 estados.
     
    O monitoramento periódico das emissões gasosas na atmosfera, a recuperação de água condensada do vapor das caldeiras e a seleção rigorosa dos fornecedores das embalagens, com a exigência de que todos forneçam embalagens de papel com a certificação FSC e utilizem materiais mais vantajosos para o meio ambiente, são várias das diversas ações desenvolvidas pela empresa em prol da sustentabilidade.  “A Embaré reconhece sua responsabilidade com a sociedade, com o planeta e com as gerações futuras de não apenas mitigar seu impacto na rotina do processo produtivo, mas de desenvolver políticas de qualidade, de segurança e sociais com o olhar no futuro, de forma que a gente deixe um importante legado para a sociedade”, conclui o coordenador da Garantia da Qualidade, Luiz Augusto Rezende.
     
    Sobre a Embaré
     
    A Embaré é uma companhia de origem mineira, que atua no mercado há 85 anos. Detentora da marca Camponesa, possui fábricas em Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte, na região Centro-Oeste de MG. Atuante nas categorias de laticínios e confeitaria, a empresa tem um mix de produtos diversificado, fabricado nos mais altos padrões de qualidade. Sua linha de lácteos é composta por leite em pó, leite UHT, leite condensado, creme de leite, doce de leite, bebida láctea, manteiga, além de uma variedade de queijos. A empresa também produz os tradicionais caramelos, que são hoje exportados para países dos cinco continentes.
  • Principal concurso de cafés especiais do mundo está com inscrições abertas e com mudanças

  • Cafeicultores de todo o Brasil já podem inscrever seus melhores lotes de café no principal concurso de qualidade do mundo para cafés especiais, que é o Cup of Excellence.

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites