• Máquinas e Equipamentos
  • Embrapa Pecuária Sul apresenta equipamentos voltados para o desenvolvimento da pecuária familiar

    20/05/2014
    A Embrapa Pecuária Sul estará presente na 3ª Mostra de Máquinas e Inventos para a Agricultura Familiar, mostrando algumas tecnologias desenvolvidas pela unidade sediada em Bagé.

    O evento, que será realizado entre os dias 08 e 10 de maio, no Centro de Eventos Fenadoce, em Pelotas (RS), é uma promoção da Embrapa Clima Temperado, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Emater/RS. O objetivo do evento é apresentar soluções criativas para a agroindústria familiar desenvolvidas por instituições, empresas e pelos próprios agricultores.

    Uma das tecnologias que a Embrapa Pecuária Sul apresenta na mostra é a Plataforma Portátil para Pesagem de Animais. Concebida como uma forma de contribuir com pecuaristas familiares, a plataforma pode ser transportada em veículos de pequeno porte e montada em instalações de manejo simples, típicas de pequenas propriedades.

    Segundo o pesquisador Fernando Cardoso, um dos idealizadores do equipamento, a ideia da plataforma surgiu depois da constatação de que propriedades de pequeno porte tinham dificuldades no controle de pesagem dos animais, e as balanças disponíveis no mercado tem um custo muito alto. Devido a sua facilidade de transporte e de manuseio, esta plataforma pode ser compartilhada por grupos de produtores, dividindo o custo do equipamento, o que o torna mais acessível para os agropecuaristas familiares.

    Os outros dois equipamentos que serão apresentados na mostra tem o objetivo de combater e controlar espécies indesejadas nas pastagens, especialmente o capim-annoni. O aplicador seletivo de herbicida Campo Limpo, desenvolvido na Embrapa Pecuária Sul, permite que se combata apenas as plantas invasoras, que são mais altas, preservando as espécies nativas dos campos Sul-brasileiros.

    De acordo com o pesquisador Naylor Perez, isso propicia que as espécies nativas tenham mais condições de recuperação, impedindo assim espaços para que o capim-annoni se estabeleça e prevaleça. Outra ferramenta desenvolvida na unidade foi a enxada química, de fácil construção e manuseio. Feita com canos de PVC e cordas, a ferramenta possibilita passar herbicida apenas em algumas plantas, aquelas indesejadas, não eliminando assim as plantas que o produtor deseja que permaneçam no campo.

    Fonte: Embrapa Pecuária Sul

     


  • Por uma nova pecuária brasileira

  • O livro Carne e Osso lançado em 2015 pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne traz um relato inédito sobre as origens e a evolução da indústria da carne brasileira, a reboque da

    + leia mais
  • Agro tem papel de destaque na preservação ambiental

  • Cálculos do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, a partir das análises de dados geocodificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), mostram significativa participação da agri

    + leia mais
  • iLPF proporciona estabilidade da oferta de forragem na propriedade leiteira

  • A região de Unaí, no Noroeste de Minas Gerais, é uma das principais bacias leiteiras do estado. Além do período da seca, a forte influência de veranicos e as altas temperaturas durante as águas são um

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites