• Nutrição
  • Esalq lança APP Guia da Forragem

    22/05/2018
    Plataforma traz informações para pecuaristas avaliarem a melhor silagem

    O projeto Guia da Forragem é uma inciativa da ESALQLab, do departamento de Zootecnia da Esalq, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e G12AGRO. Na Esalq, a ação tem como coordenador o professor e diretor da Escola, Luiz Gustavo Nussio, que na abertura da solenidade de lançamento da plataforma traçou um histórico da atividade desde seu surgimento, em 1988. “O Guia da Forragem é resultado de um trabalho histórico que envolve técnicos e pesquisadores de instituições como a Esalq, o IAC e Apta, que juntos trabalham de forma ininterrupta, proporcionando informações estratégicas em prol da nossa pecuária”.

    O Guia da Forragem é uma plataforma que surgiu para auxiliar técnicos e produtores na tomada de decisão na escola do híbrido ou semente mais adequada para utilizar como silagem. “Todos os anos são avaliadas híbridos para produção de grãos e silagem no estado de São Paulo. Agora, a proposta e revisitar e ampliar o projeto e fazer com que a informação chegue até a cadeia produtiva de forma mais ampla”, relata Laerte Cassoli, gerente do EsalqLab, laboratório de análise do departamento de Zootecnia no qual está amparada a inciativa.

    Pesquisador do IAC/Apta, Aildson Duarte, esteve presente no evento. Um dos coordenadores do Guia ao lado do professor Nussio, Duarte explicou a dinâmica da ferramenta. “Os ensaios estão instalados em ambientes no interior do Estado de São Paulo e as amostras são trazidas para Piracicaba e aqui saem os resultados da parte bromatológica. Junto com a parte agronômica, essas informações são disponibilizadas para técnicos e produtores”. Agora disponível para plataformas online, os dados estarão ofertados de forma mais dinâmica. “A plataforma é mais prática via internet e todo produtor pode se beneficiar”, complementa Duarte.

    Igor Quirrenbach é gerente de pesquisa na G12 Agro, uma das parceiras do projeto. Para o agrônomo, responsável pelos experimentos no sul do País é fundamental a aproximação com a EsalqLab. “Mantemos contato estreito com o EsalqLab a partir da nossa estação experimental em Guarapuava. Assim podemos atender nossos clientes agricultores e pecuaristas, que utilizam as informações da plataforma. A vantagem para eles é poder selecionar com segurança as forrageiras, obtendo melhor produção de carne e leite. As forrageiras se adaptam conforme cada região, o que justifica a análise de forrageiras em todas as regiões do Brasil”. Para a safra 2018/19, o projeto será ampliado com dois novos campos de avaliação, um em Pinhalzinho/SC e outro em Não me Toque/RS, em parceria com Cooperativa Regional Itaipú e Cotrijal, respectivamente.

    A partir das apresentações do funcionamento da plataforma, representantes do setor produtivo puderam validar a operacionalidade do produto. Um dos presentes que gostou do que viu foi o supervisor de desenvolvimento de produtos da KWS Sementes Ltda, Dimas Antonio Del Bosco Cardoso. “Temos neste caso uma ferramenta inovadora, pois não se trata de uma simples tabela de consulta, mas um artifício que possibilita o posicionamento de produtos a partir do cruzamento de informações. Certamente o Guia da Forragem ajudará produtores a avaliarem situações específicas inseridas na sua realidade, podendo assim potencializar seus índices de produtividade”.

    Para conhecer e acessar a plataforma acesse www.guiadaforragem.com.br ou acesse Google Play ou Apple Store para download do APP Guia da Forragem.

    Fone: ESALQ-USP  



  • Tecnologia e produção sustentável

  • Historicamente, em todas as regiões no mundo, a produção de alimentos em quantidade e qualidade adequadas à demanda sempre foi uma preocupação social e de suas representações.

    + leia mais
  • Agro tem papel de destaque na preservação ambiental

  • Cálculos do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, a partir das análises de dados geocodificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), mostram significativa participação da agri

    + leia mais
  • iLPF proporciona estabilidade da oferta de forragem na propriedade leiteira

  • A região de Unaí, no Noroeste de Minas Gerais, é uma das principais bacias leiteiras do estado. Além do período da seca, a forte influência de veranicos e as altas temperaturas durante as águas são um

    + leia mais
  • Por uma nova pecuária brasileira

  • O livro Carne e Osso lançado em 2015 pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne traz um relato inédito sobre as origens e a evolução da indústria da carne brasileira, a reboque da

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites