Iniciativas de empreendedorismo social serão apresentadas durante o ESALQSHOW
Grupo da Esalq impulsiona o processo de emancipação de comunidades em estado de vulnerabilidade
Projetos e iniciativas de empreendedorismo social integram a programação do ESALQSHOW, Fórum de Tecnologia e Inovação que será entre os dias 9 e 11 de outubro na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP).
Ao desenvolver a temática de empreendimentos sociais com fins lucrativos, a ação traz para o contexto universitário a importância da formação de carreiras com foco na inovação em negócios de impacto social. No estande, serão apresentados os projetos desenvolvidos, mediando um espaço para a discussão das temáticas citadas com materiais informativos.
“Desenvolvemos projetos sustentáveis que impulsionam o processo de emancipação de comunidades em estado de vulnerabilidade, seja ela econômica social ou ambiental, dando condições de desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo a entrada ou o posicionamento no mercado”, afirma o professor Luciano Mendes, do departamento de Economia, Administração e Sociologia.
Entre os projetos envolvidos, está o Meraki, que possibilita que pessoas com deficiências físicas ou cognitivas entrem no mercado de trabalho por meio de oficinas culinárias voltadas para a panificação. “Trazemos inovação na estruturação de uma metodologia de ensino para pessoas com deficiência física e intelectual que gera não só aprendizado técnico, mas também melhorias motoras”, acrescentou o professor.
O Projeto Ceres, por sua vez, é realizado no Assentamento Milton Santos, mais especificamente com a cooperativa Cooperflora, que comercializa cestas orgânicas. “Levamos ferramentas didáticas para pessoas com baixa escolaridade, mostrando que, por mais que dominemos tecnologias capazes de minimizar o trabalho, temos que pensar em tecnologias sociais que melhor se adequem à realidade das comunidades. Esse é o desafio do processo de extensão universitária”, disse.
Por fim, o Projeto Lótus, desenvolvido no Centro de Referência em Atendimento à Mulher, proporciona cursos e gestão de negócios para mulheres que são ou já foram vítimas de violência doméstica. “Nele, divulgaremos as ações das profissionais treinadas pelo Projeto, como conteúdo a respeito do papel feminino na construção de uma sociedade mais igualitária”, informou.
Sobre o ESALQSHOW
O ESALQSHOW é uma iniciativa da Esalq/USP, que conta com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) como parceira institucional e com a Araiby na organização. O evento está em sua terceira edição e será entre os dias 9 e 11 de outubro, no Campus USP “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba, SP.
A proposta, que visa fomentar a inovação e o empreendedorismo na agricultura, reúne uma série de ações para aproximar a academia do setor produtivo, do setor público e sociedade em geral. Com isso, o ESALQSHOW se propõe a estimular parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e os mercados nacional e internacional gerando novas oportunidades.
Em 2018 o fórum reuniu mais de 3 mil participantes, além de 68 expositores, 80 palestrantes, 21 projetos apresentados e 104 jornalistas.
A 3ª edição do ESALQSHOW conta com o patrocínio da Coplacana, Case IH, John Deere e LS Tractor. O evento também tem o apoio da Abisolo – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Adealq), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), Embrapa, ESALQTec, FAESP/Senar, Fórum do Futuro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do MUTUA-SP, Prefeitura de Piracicaba, Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ), Sebrae-SP, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Sesi-SP e Sistema Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.esalqshow.com.br.
Jah evitou que 12 toneladas de plástico fossem parar no meio ambiente
Preocupação socioambiental faz parte do propósito da marca
YAMI - Youth Agribusiness Movement International encerra sua primeira edição e amplifica presença do jovem no agronegócio
Com temas voltados para modernização do campo, liderança e sucessão, as novas mentes do agronegócio debateram o futuro em um evento disruptivo.