• Notícias
  • Iniciativas de empreendedorismo social serão apresentadas durante o ESALQSHOW

    30/09/2019
    Grupo da Esalq impulsiona o processo de emancipação de comunidades em estado de vulnerabilidade

    Grupo da Esalq impulsiona o processo de emancipação de comunidades em estado de vulnerabilidade

    Projetos e iniciativas de empreendedorismo social integram a programação do ESALQSHOW, Fórum de Tecnologia e Inovação que será entre os dias 9 e 11 de outubro na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP).

    Ao desenvolver a temática de empreendimentos sociais com fins lucrativos, a ação traz para o contexto universitário a importância da formação de carreiras com foco na inovação em negócios de impacto social. No estande, serão apresentados os projetos desenvolvidos, mediando um espaço para a discussão das temáticas citadas com materiais informativos.

    “Desenvolvemos projetos sustentáveis que impulsionam o processo de emancipação de comunidades em estado de vulnerabilidade, seja ela econômica social ou ambiental, dando condições de desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo a entrada ou o posicionamento no mercado”, afirma o professor Luciano Mendes, do departamento de Economia, Administração e Sociologia.

    Entre os projetos envolvidos, está o Meraki, que possibilita que pessoas com deficiências físicas ou cognitivas entrem no mercado de trabalho por meio de oficinas culinárias voltadas para a panificação. “Trazemos inovação na estruturação de uma metodologia de ensino para pessoas com deficiência física e intelectual que gera não só aprendizado técnico, mas também melhorias motoras”, acrescentou o professor.

    O Projeto Ceres, por sua vez, é realizado no Assentamento Milton Santos, mais especificamente com a cooperativa Cooperflora, que comercializa cestas orgânicas. “Levamos ferramentas didáticas para pessoas com baixa escolaridade, mostrando que, por mais que dominemos tecnologias capazes de minimizar o trabalho, temos que pensar em tecnologias sociais que melhor se adequem à realidade das comunidades. Esse é o desafio do processo de extensão universitária”, disse.

    Por fim, o Projeto Lótus, desenvolvido no Centro de Referência em Atendimento à Mulher, proporciona cursos e gestão de negócios para mulheres que são ou já foram vítimas de violência doméstica. “Nele, divulgaremos as ações das profissionais treinadas pelo Projeto, como conteúdo a respeito do papel feminino na construção de uma sociedade mais igualitária”, informou. 

    Sobre o ESALQSHOW

    O ESALQSHOW é uma iniciativa da Esalq/USP, que conta com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) como parceira institucional e com a Araiby na organização. O evento está em sua terceira edição e será entre os dias 9 e 11 de outubro, no Campus USP “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba, SP.

    A proposta, que visa fomentar a inovação e o empreendedorismo na agricultura, reúne uma série de ações para aproximar a academia do setor produtivo, do setor público e sociedade em geral. Com isso, o ESALQSHOW se propõe a estimular parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e os mercados nacional e internacional gerando novas oportunidades.

    Em 2018 o fórum reuniu mais de 3 mil participantes, além de 68 expositores, 80 palestrantes, 21 projetos apresentados e 104 jornalistas.

    A 3ª edição do ESALQSHOW conta com o patrocínio da Coplacana, Case IH, John Deere e LS Tractor. O evento também tem o apoio da Abisolo – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Adealq), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), Embrapa, ESALQTec, FAESP/Senar, Fórum do Futuro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do MUTUA-SP, Prefeitura de Piracicaba, Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ), Sebrae-SP, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Sesi-SP  e Sistema Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.esalqshow.com.br.

     



  • Propriedade registra ganho de rentabilidade com implantação de Terminação Intensiva a Pasto

  • Os resultados de sucesso zootécnico e de rentabilidade financeira do sistema de Terminação Intensiva a Pasto (TIP) da Connan, uma das principais indústrias de nutrição animal do Brasil, foram confirma

    + leia mais
  • Estratégias de suplementação na entressafra

  • Qual melhor caminho a seguir em momentos de mudanças?

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites