• Nutrição
  • Inoculantes para silagem de cana de açúcar

    20/02/2015
    Quando eu ensilo cana de açúcar eu preciso utilizar inoculantes? Para responder esta pergunta pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, Esalq e Universidade da Flórida uniram esforços.

    Marcelo Hentz Ramos*

    Um experimento foi realizado utilizando silagem de cana convencional (sem inoculantes, C), silagem de cana com baixa quantidade de inoculantes (BI, L. buchneri 5 x 104 ufc/g), e silagem de cana com alta quantidade de inoculantes (AI, L. buchneri 1 x 105 ufc/g). Cinquenta e seis touros (32 nelores e 24 Charoles x Nelore) recebem as dietas com os respectivos tratamentos durante 92 dias.

    As dietas resultantes continham aproximadamente 14% de PB e 45% de FDN (fibra em detergente neutro). O peso vivo inicial dos animais foi semelhante entre os tratamentos. Entretanto, o peso vivo final, foi maior para os tratamentos que recebem a silagem de cana com inoculantes (Tabela 1). Este melhor desempenho pode ser explicado devido principalmente a um aumento no consumo de matéria seca (CMS) dos animais que receberam a silagem de cana com inoculantes. O resultado foi um aumento de aproximadamente 200 g no ganho de peso diário (GPD) dos animais, quando estes receberam dietas que continham silagem de cana com utilização de inoculantes. Uma variável de extrema importância para o confinamento é a eficiência alimentar (kg GPD / kg CMS). Esta variável apresentou valores mais interessantes, novamente, para os tratamentos que receberam inoculantes.

    Importante notar neste experimento que não houve diferença entre uma dose baixa ou uma dose alta de inoculantes. Muito importante, e demonstrado neste experimento, é que a utilização de inoculantes (baixa ou alta concentração) resulta em melhor desempenho dos animais. Esta confirmação é de extrema importância para o pecuarista, visto que o mesmo precisa recuperar os investimentos realizados no momento da compra dos inoculantes.

    Podemos concluir que a utilização de inoculantes para silagem de cana de açúcar resulta em melhora no desempenho de bovinos de corte confinado e passa a ser uma ferramenta indispensável quando a utilização de cana de açúcar for a opção do confinamento.

    Tabela 1 – Composição química e desempenho de silagens de cana com ou sem a utilização de Inoculantes.

    Adaptado de: Effects of Lactobacillus buchneri on the nutritive value of sugarcane silage for finishing beef bulls. Schimidt, P.; Nussio, L. G.; Queiroz, O. C. M.; Santos, M. C.; Zopollatto, M.; Filho, S. G. T.; Daniel, J. L. P. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 43, n.1, p.8-13, 2014

     

    *Marcelo Hentz Ramos é PhD e diretor do 3RLaoFonte: Rural Centrio

     


  • MANEJO EFICIENTE DA PASTAGEM AJUDA NA PRODUÇÃO DE CARNE DE QUALIDADE

  • Para acessar mercado premium e que melhor remunera com a criação a pasto, é preciso planejamento, animais de boa genética e principalmente escolher cultivares com alto valor nutritivo para alimentação

    + leia mais
  • Pantanal tem 14 cidades em emergência, mais incêndios e mortes de animais no MS

  • Região vive período de forte estiagem, o que motivou o decreto de emergência por parte do governo local

    + leia mais
  • Pasto rotacionado: sobrou capim? Saiba por que isso é um ótimo sinal

  • Confira as novas dicas do doutor em zootecnia Gustavo Rezende Siqueira, pesquisador do Polo Regional de Alta Mogiana da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)

    + leia mais


  • Criação de sites