• Notícias
  • InterCorte Cuiabá mostra como a intensificação contribui para produção de carne de qualidade

    01/03/2017
    Evento que será nos dias 8 e 9 de março mostrará casos de sucesso de produtores do estado

    Aumentar a rentabilidade e produtividade das fazendas são os objetivos da intensificação para a produção de carne de qualidade, tema que norteará um dos painéis da InterCorte, que será realizada em Cuiabá (MT), nos dias 8 e 9 de março, no Centro de Eventos do Pantanal. Promovida pelo Terraviva Eventos e pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a InterCorte tem percorrido alguns dos principais polos de produção pecuária do Brasil para levar conhecimento e tecnologia aos pecuaristas.

    O tema da edição de 2017 da InterCorte é “Entender para Atender” e a programação dos dois dias de workshop será dividida em quatro painéis: Sustentabilidade, Cria, Intensificação e Carne de Qualidade.

    O estado de Mato Grosso, primeira parada do evento neste ano, detém mais de 24 milhões de hectares de pastagens e um rebanho de 29 milhões de cabeças de gado. “Só com intensificação é possível aumentar em 50% a produtividade”, afirma o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Armindo Kichel que ministrará uma palestra sobre o tema principal, focados na intensificação como caminho para a lucratividade da pecuária.

    A possibilidade de explorar o ganho em escala, aumentar o capital de giro da propriedade e a melhoria da receita em longo prazo são alguns dos seus benefícios da intensificação para produção de carne de qualidade. Segundo Kichel, pode-se definir intensificação como a racionalização do uso dos recursos limitantes no processo de produção. Ou seja, a aplicação de técnicas de forma a utilizar todos os recursos ligados à produção da melhor forma possível, maximizando o resultado financeiro do produtor por meio de aumento da produtividade.

    “Cada propriedade deve ser entendida como um individuo, ou seja, com suas particularidades. Não adianta intesificar por intensificar. A pecuária tem que ser rentável e produtiva. O produtor deve entender os conceitos e aplicá-los em sua propriedade, sempre buscando melhorar seus resultados”, explica Kichel.

    Dentre os pontos chaves que serão destacados na palestra, Kichel reforça a importância da gestão nas propriedades. “Em muitos casos, o proprietário da fazenda detém a informação, mas ela não é repassada para seus funcionários. Dessa forma, tem-se uma equipe despreparada, fator que gera grande problema para o desenvolvimento da atividade nas fazendas”, reforça o pesquisador.

    Intensificação nas propriedades

    Normalmente associa-se a intensificação da pecuária a grandes investimentos. Porém, quando as técnicas são aplicadas de modo correto, o retorno sobre o capital investido vem de forma rápida.

    Este é o caso da Agropecuária Fazenda Rosane, que há quatro anos passou por uma mudança em seu sistema de produção. Com sede em Nova Bandeirante (MT), a propriedade que será um dos cases apresentados no painel, trabalhava desde 1999 com o sistema cria, recria e engorda, além da produção de touro.

    “Assumi a propriedade em 2012 e, junto a equipe optamos por fazer um levantamento da produtividade da fazenda, com o objetivo de repensar o negócio. Os dados nos mostraram que os resultados alcançados com os sistemas adotados pela fazenda não tornavam o negócio rentável, por isso optamos pela mudança”, explica o proprietário da fazenda, Henrique Della Rosa.

    A partir dessa mudança, a Fazenda passou a adotar o sistema de recria e engorda, o que já tem apresentado ganhos na produtividade da propriedade. “Quando optamos pela mudança, nossa propriedade registrava produtividade de 5 a 7 arrobas por hectare ao ano. Hoje, com a mudança estratégica, registramos de 30 a 35 arrobas por hectare ao ano, com possibilidade de aumentar esses números ainda este ano”, destaca Della Rosa.

    Outro caso prático que será apresentado na InterCorte é o da Fazenda São Marcelo, quatro propriedades do Grupo JD localizadas em Mato Grosso. O gerente técnico da Fazenda, Leone Furlanetto compartilhará com os participantes do evento a adoção de práticas que tornaram a São Marcelo referência em produção sustentável, com consciência ambiental e uma carne de qualidade que abastece hoje importantes redes varejistas no Brasil. A Fazenda São Marcelo foi a primeira fazenda de pecuária do mundo a conquistar a certificação Rainforest Alliance e a de Bem-Estar Animal (Certified Humane), concedida pela Ecocert Brasil.

    Recorde de empresas na feira de negócios

    Além das palestras e debates, a InterCorte terá uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, que levam suas novidades tecnológicas ao produtor. A InterCorte Cuiabá está com um recorde de empresas participantes da feira de todas as edições do evento.

    Estarão presentes as empresas Ourofino, Minerva Foods, Nutron, Marfrig, Biogénesis Bagó, Beckhauser, Prodap, Romancini, SBC Certificadora, Agroceres Novanis, Trouw Nutrition, Brutale, Toledo, Casale, Oligo Basics, CRI Genética, DeltaGen, Belgo, Rubber Tank, ABCB Senepol, Matsuda, Acrivale, Eucalipto Santo André, Germipasto, Panucci Pré Moldados, Estância Bahia, Agro Maripá e Real H.

     

    Beef Week MT

    Enquanto o setor produtivo se reúne para discutir melhorias na cadeia produtiva da carne, o consumidor é convidado a apreciar os resultados à mesa com a realização da Beef Week MT, de 7 a 12 de março, com a participação de 14 restaurantes de Cuiabá e dois da Chapada dos Guimarães, que terão pratos especiais à base de carne bovina.

    Participam da Beef Week Cuiabá os restaurantes Mahalo, Varadero, Seu Majó, Rock Burguer, Meat’s Grill, Cozinha dos Fundos, Getúlio Grill, Campo D’Ourique, Dom Sebastião, Acácia, Grand Toro, Flor Negra, Maluti e Espetaria Celeiro, e da Beef Week Chapada a Pomodori Trattoria e Atmã.

    A Beef Week conta com o apoio da Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/MT e da Cervejaria Louvada. O evento faz parte do movimento #SomosdaCarne, que nasceu para valorizar as iniciativas da cadeia produtiva e melhorar a visão que se tem a respeito tanto por quem produz como por quem consome.

    Sobre a InterCorte

    Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação, conhecimento e tecnologia.

    Além de Cuiabá, a edição de 2017 passará por Ji-Paraná (RO), Campo Grande (MS), Araguaína (TO) e São Paulo (SP), promovida pelo Terraviva Eventos.

    A InterCorte e a Beef Week fazem parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor em um programa semanal de mesmo nome, que vai ao ar aos domingos pelo Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação. O Caminho do Boi, Dia do Produtor, a InterConf, o Confina Brasil e a Vitrine Tecnológica Sustentável da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo já fazem parte da plataforma.

    Mais informações: www.intercorte.com.br e www.beefweekbrasil.com.br

    Fonte: InterCorte / Attuale



  • Carne de qualidade que respeita aos critérios socioambientais ainda pode ser rentável?

  • Como em qualquer outro negócio, para a produção de carne bovina ser rentável existem duas principais alternativas: receber mais pela arroba vendida ou produzir uma arroba mais barata. As duas alternat

    + leia mais
  • Agro tem papel de destaque na preservação ambiental

  • Cálculos do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, a partir das análises de dados geocodificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), mostram significativa participação da agri

    + leia mais
  • iLPF proporciona estabilidade da oferta de forragem na propriedade leiteira

  • A região de Unaí, no Noroeste de Minas Gerais, é uma das principais bacias leiteiras do estado. Além do período da seca, a forte influência de veranicos e as altas temperaturas durante as águas são um

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites