• Conjuntura
  • Leite: planejamento minimiza efeito do clima

    10/06/2016
    Relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae aponta técnicas para produtores de leite qualificar produção durante o inverno

    O setor agropecuário é um dos que mais sentem os impactos das mudanças de temperatura. Como várias regiões do país - em especial os estados do Sul mas também algumas áreas do Sudeste (São Paulo) e Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul) - apresentam bastante oscilação entre as estações do ano, é importante que os produtores rurais estejam conscientes de como trabalhar para que suas produções tenham um padrão de qualidade uniforme mesmo em diferentes condições climáticas. O Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae disponibiliza um relatório que orienta os produtores a utilizar técnicas para não só manter a qualidade mas até elevar os resultados nesta época do ano.

    No inverno as pastagens perenes, que são as do ano todo (grama), diminuem. Como o inverno no Sul do país é rigoroso - com muitas ocorrências de temperaturas negativas - os produtores não podem contar com essa vegetação para alimentar o gado, pois as geadas e o frio intenso matam grande parte desse tipo de pasto. E essas alterações influenciam diretamente na produção do gado, que acaba tendo uma alimentação mais pobre com relação a proteínas e energia, resultando em animais mais magros, baixa reprodução e alto índice de abortos, entre outros problemas.

    Para os produtores que possuem campos para essa cultura, é ideal planejar o plantio dessa vegetação já no outono, para que quando o frio chegue o gado já tenha a pastagem pronta para consumo. Além de suprir a carência de vegetação no inverno, as áreas de campo vazias ficam mais sujeitas a pragas de difícil controle e apresentam redução da produtividade na safra seguinte de soja em decorrência da perda de nutrientes de solo. Ou seja, as pastagens de inverno são fundamentais para garantir a qualidade do solo para outras culturas que serão plantadas. Entre os tipos mais cultivados estão o azevém (de fácil manejo e implantação), o centeio (que permite vários pastoreios ou cortes) e a aveia (que tem um manejo mais complexo que o azevém, mas que é utilizada para complementar a pastagem).

    Muitas vezes a pastagem de inverno não supre a necessidade nutricional total do gado, então é necessário que o produtor conte com suplementação mineral e vitaminas no cocho para manter o peso e produtividade dos animais. O relatório do SIS/Sebrae recomenda como principais pontos de atenção ao planejamento de alimentação dos animais no inverno os seguintes dados: o número de animais que estarão em ordenha no inverno, o tipo e a quantidade de pastagem disponível, qual o consumo necessário de alimentos e quantos quilos de suplementação serão necessários.

    Se você se interessou em adotar técnicas para qualificar a produção de leite durante o inverno:

    · Procure entender qual a melhor cultura para sua produção. Pesquise preços de sementes e pergunte na agropecuária sobre o tempo de semeadura e de crescimento dos grãos;

    · Planeje o inverno. Para não faltar alimento para os animais durante o inverno, é preciso iniciar a semeadura antes de o outono começar.

    · Pesquise sobre suplementação. Procure um veterinário próximo para entender quais opções são mais adequadas a seu rebanho e produção.

    Fonte:    Sebrae SC /Fabiana Henrique – Portal Dia de Campo (www.diadecampo.com.br)

     

  • Agro tem papel de destaque na preservação ambiental

  • Cálculos do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, a partir das análises de dados geocodificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), mostram significativa participação da agri

    + leia mais
  • Rally da Pecuária 2017 vai a campo em cenário de maior oferta

  • Produtores mais tecnificados tendem a manter ou até aumentar a rentabilidade apesar da queda nos preços

    + leia mais
  • iLPF proporciona estabilidade da oferta de forragem na propriedade leiteira

  • A região de Unaí, no Noroeste de Minas Gerais, é uma das principais bacias leiteiras do estado. Além do período da seca, a forte influência de veranicos e as altas temperaturas durante as águas são um

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (4)



  • gordon
  • iArYmq http://www.y7YwKx7Pm6OnyJvolbcwrWdoEnRF29pb.com

    Postado: 31/01/2017 15:59:00

  • matt
  • r9o41Z http://www.y7YwKx7Pm6OnyJvolbcwrWdoEnRF29pb.com

    Postado: 29/01/2017 13:48:00

  • chaba
  • hQBxR2 http://www.y7YwKx7Pm6OnyJvolbcwrWdoEnRF29pb.com

    Postado: 29/01/2017 13:46:00

  • Barnypok
  • qmi9nU http://www.FyLitCl7Pf7ojQdDUOLQOuaxTXbj5iNG.com

    Postado: 04/01/2017 01:33:00

    Criação de sites