Marcos Fava Neves: Crise causada pela guerra atinge agronegócio no pior momento
O Especialista em agronegócio Marcos Fava Neves explicou o impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia no agronegócio brasileiro e afirmou que a crise no Leste Europeu atinge o setor no pior momento possível.
De acordo com Neves, a inflação e os custos de produção no agronegócio já estão muito elevados e as cadeias de suprimentos estão com rupturas. A guerra acentua esses fatores e também interfere no quadro de fertilizantes no Brasil, já que importamos o produto da Rússia.
Além disso, o transporte mundial também é fortemente afetado pelo conflito, seja pelo fechamento de portos ou pela alta do petróleo.
O consumidor brasileiro vai sentir a inflação maior e o principal produto afetado deve ser o trigo. Cerca de 30% do trigo exportado para o mundo todo vem desses países.”
Para o especialista, o Brasil precisa investir em um mercado interno de fertilizantes, para não ser dependente das importações. “Caso o comércio de fertilizantes seja afetado diretamente por algum embargo, o problema toma outra escala, pois pode afetar e diminuir a produção de alimento mundial”, disse o Especialista.
Fava Neves considera que a inflação só começará a ceder quando a oferta de produtos se igualar à demanda, que, neste momento, é superior.
Fonte: CNN Brasil
Curadoria Boi a Pasto
MANEJO EFICIENTE DA PASTAGEM AJUDA NA PRODUÇÃO DE CARNE DE QUALIDADE
Para acessar mercado premium e que melhor remunera com a criação a pasto, é preciso planejamento, animais de boa genética e principalmente escolher cultivares com alto valor nutritivo para alimentação
Pantanal tem 14 cidades em emergência, mais incêndios e mortes de animais no MS
Região vive período de forte estiagem, o que motivou o decreto de emergência por parte do governo local
Pasto rotacionado: sobrou capim? Saiba por que isso é um ótimo sinal
Confira as novas dicas do doutor em zootecnia Gustavo Rezende Siqueira, pesquisador do Polo Regional de Alta Mogiana da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)