Pecuarista não cai em fake news na saúde animal
Nivaldo Grando, diretor de pecuária da Boehringer.
“Pecuarista respeita a ciência”, assim ouvi de Nivaldo Grando, diretor de pecuária da Boehringer, uma empresa líder tanto em saúde animal quanto humana. Conversamos e comparamos a distância que separa os rigores científicos e os protocolos da moderna pecuária brasileira, com a crise carregada de dúvidas dos procedimentos sanitários do novo coronavírus. Cheio de desinformação e fake news.
E na conversa Nivaldo, diretor de pecuária da Boehringer, disse: “pecuarista não se engana com fake news a respeito da saúde animal”. Temos cerca de 217 milhões de cabeças de boi no país. Ano passado a pecuária cresceu 27%. Exportamos 20% aproximadamente da carne produzida e a meta para 2020 será exportar 25%.
Ocorre que o rigor sanitário para acessar mercados internacionais é gigantesco. Pecuarista sabe da importância da saúde. E agora em maio é um período de vacinação. A boiada é reunida e diversas doenças e parasitas são tratados preventivamente, quer dizer, na saúde animal a prevenção é sagrada e faz parte da saúde animal dos bois e vacas a qualidade do que comem.
O pasto bom, a nutrição do pasto com nutrientes, fertilizantes, o alimento da boiada a torna mais saudável. Comida boa. Covid-19 nasceu de um péssimo mercado sem rigores sanitários, com animais vivos em Wuhan. No passado tínhamos no Brasil muitos matadouros sem sanidade e higiene. Hoje isso é ilegal.
O pós novo coronavírus será de gigantescas exigências de procedimentos e rigores voltados a assegurar qualidade sanitária da carne, do leite e de todos os produtos do agro.
Nivaldo Grando afirma que a preocupação com o animal sadio está forte na consciência dos produtores rurais e ninguém nega a vacinação e seguir os protocolos científicos. Nivaldo me disse que cuidar da saúde do rebanho bovino significa apenas 5% do custo da criação, e que isso pode ser feito com disciplina e respeito à ciência.
A Hora do Agronegócio, impressionante ver que seguimos exatamente o que a ciência manda com a pecuária. Mas tem gente que duvida e desdenha da ciência na causa humana.
José Luiz Tejon para Jovem Pan.
MANEJO EFICIENTE DA PASTAGEM AJUDA NA PRODUÇÃO DE CARNE DE QUALIDADE
Para acessar mercado premium e que melhor remunera com a criação a pasto, é preciso planejamento, animais de boa genética e principalmente escolher cultivares com alto valor nutritivo para alimentação
Pantanal tem 14 cidades em emergência, mais incêndios e mortes de animais no MS
Região vive período de forte estiagem, o que motivou o decreto de emergência por parte do governo local
Pasto rotacionado: sobrou capim? Saiba por que isso é um ótimo sinal
Confira as novas dicas do doutor em zootecnia Gustavo Rezende Siqueira, pesquisador do Polo Regional de Alta Mogiana da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)