• Raça
  • Primeiros touros com avaliação genômica da raça Girolando começam a ser testados

    18/01/2017
    A adoção de novas tecnologias pelas propriedades rurais está permitindo elevar a produtividade das vacas e a qualidade do leite no Brasil.

    Para os próximos anos, a expectativa é de que a genômica promova um novo salto de qualidade no rebanho brasileiro. A raça Girolando, que é responsável por 80% do leite produzido no país, já começou a utilizar as ferramentas da seleção genômica para testar seus reprodutores. Isso permitirá reduzir consideravelmente o tempo de avaliação dos animais e colocar rapidamente no mercado touros de alta qualidade genética.

    Os primeiros reprodutores da raça genotipados pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) já estão sendo avaliados na 5ª Prova de Pré-Seleção de Touros. São 69 animais pertencentes a fazendas de diversos Estados brasileiros, que desde novembro do ano passado estão no Centro de Performance Girolando (CPG), localizado no campus do IFTM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro), em Uberaba/MG.

    Foram realizadas avaliações de temperamento pela equipe do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (ETCO) da UNESP Jaboticabal. A Embrapa Gado de Leite também está coletando uma série de dados para pesquisas com a raça, tais como marcadores moleculares, análise termográfica (referente à temperatura corporal do bovino) e genoma.

    O valor genômico dos touros participantes da prova será um dos critérios para definir quais exemplares serão classificados para o próximo grupo do Teste de Progênie da raça Girolando. São informações de alta confiabilidade que poderão auxiliar o produtor a definir a estratégia de seleção de seu rebanho. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, é importante combinar esses dados genômicos com as outras avaliações que o PMGG já disponibiliza por meio do Teste de Progênie e do Controle Leiteiro para se ter uma seleção sustentável, alinhada com o que o mercado exige da raça.

    Os touros passarão por novas avaliações de temperamento, de morfologia e de fertilidade até abril, quando será divulgado o resultado da 5ª Prova de Pré-Seleção de Touros.

    Fonte: Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando



  • Pecuária competitiva é quebra de paradigma

  • Nada de fórmulas milagrosas. Tudo é trabalho, transpiração, interpretação de números e fatos, além de contínuo aprimoramento pessoal como empreendedor.

    + leia mais
  • Sucesso pressupõe trabalho além das porteiras

  • Projeto se constrói com muita gestão e espírito corporativo. Aos poucos ganha a condição de referência e vai rapidamente se expandindo levando toda uma cadeia produtiva.

    + leia mais
  • Temple Grandin: Práticas de bem-estar animal traz vantagens para o gado e para o pecuarista

  • Pesquisadora norte-americana Temple Grandin está no Brasil e fala sobre a preocupação com o bem estar animal e sua importância para obter-se mais produtividade na fazenda. Ela é uma das maiores autori

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites