• Notícias
  • Sistema Famato lança Cartilha do Produtor sobre brucelose

    17/04/2018
    O Sistema Famato lançou na Intercorte 2018 etapa Cuiabá, a Cartilha do Produtor - Brucelose. Serão distribuídos 13 mil exemplares, com um layout moderno e ilustrações didáticas em 56 páginas.

    A cartilha traz para o produtor rural informações de prevenção e combate à brucelose - doença contagiosa nos bovinos que também causa danos graves à saúde humana. 

    A cartilha aborda os mecanismos de ação da brucelose, a prevalência da doença no estado de Mato Grosso, combate à brucelose na propriedade de forma estratégica, a análise econômica para controle da doença e outros assuntos.

    O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e coordenador geral da cartilha, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, explica que o objetivo da cartilha é demonstrar as estratégias a serem implementadas para que o controle da brucelose nas propriedades seja avançado e, consequentemente, em todo o território mato-grossense.

    Segundo Castro, em breve o Indea-MT lançará a revisão do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina (PECEBT) e, consequentemente, o assunto tem gerado expectativas e dúvidas nos produtores rurais e profissionais de saúde animal.

     Conforme o analista de Pecuária da Famato e responsável por parte do conteúdo da publicação, Marcos de Carvalho, o objetivo é fazer com que o tema, que é muito importante para o produtor rural e para toda a pecuária mato-grossense, seja levado a todos em uma linguagem simples e de fácil entendimento.

     Além da Cartilha do Produtor – Brucelose, o Sistema Famato e os parceiros do projeto pretendem lançar uma campanha, prevista para acontecer em novembro deste ano, para incentivar a vacinação de cobertura nas novilhas utilizando a RB51 como uma nova estratégia.

     Outro projeto em andamento, com o apoio do Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (Senar-MT), é a elaboração da “Cartilha do Vacinador”.

     Segundo o vice-presidente da Famato, o Senar-MT vai ser fundamental para o processo de capacitação dos vacinadores. “A entidade vai preparar e formar os vacinadores, visto que a vacina não deve ser feita por pessoas despreparadas e sem a responsabilidade técnica do médico veterinário, pois a vacina é feita com a bactéria viva da brucelose e pode contaminar o ser humano. A ideia é que somente os vacinadores certificados pelo Senar possam atuar. A Cartilha do Vacinador irá auxiliar na formação desses profissionais”, informou.

     Realização

    A cartilha é uma publicação do Sistema Famato com patrocínio do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT) e apoio do Comitê Consultivo Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Sindicato das Industrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo-MT), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MT), Faculdade de Medicina Veterinária (Favet) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

     Acesse a Cartilha do Produtor - Brucelose completa: http://www.sistemafamato.org.br/portal/arquivos/CartilhaBruceloseDigital.pdf

    Fonte:  Famato



  • Temple Grandin: Práticas de bem-estar animal traz vantagens para o gado e para o pecuarista

  • Pesquisadora norte-americana Temple Grandin está no Brasil e fala sobre a preocupação com o bem estar animal e sua importância para obter-se mais produtividade na fazenda. Ela é uma das maiores autori

    + leia mais
  • Planejamento estratégico é requisito para pasto produtivo

  • Pasto produtivo, no novo conceito de mercado, é fundamental para que o produtor sobreviva e tenha rentabilidade.

    + leia mais
  • Agro tem papel de destaque na preservação ambiental

  • Cálculos do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, a partir das análises de dados geocodificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), mostram significativa participação da agri

    + leia mais
  • Por uma nova pecuária brasileira

  • O livro Carne e Osso lançado em 2015 pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne traz um relato inédito sobre as origens e a evolução da indústria da carne brasileira, a reboque da

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites