• Genética
  • Suplementação estratégica de vitaminas e minerais durante o período pré IATF melhora fertilidade de vacas de corte

    30/10/2018
    Estudo conduzido em parceria pela FMVZ/USP e a Biogénesis Bagó, envolveu mais de 9700 animais

    O estudo conduzido pela FMVZ/USP Campus Pirassununga, em parceria com a MF VetPlan e Biogénesis Bagó, uma das empresas líderes na América Latina na produção de soluções para a saúde animal, fez a avaliação de diferentes estratégias de suplementação mineral e vitamínica injetável, na melhoria da fertilidade de vacas de corte em diferentes regiões do Brasil.

    O estudo foi apresentado na reunião Anual da Sociedade Brasileira de Embriões (SBTE) pelo médico veterinário e pesquisador Milton Maturana Filho, da FMVZ/USP, que conduziu as pesquisas. O objetivo, segundo ele, foi comparar diferentes estratégias e a eficiência da suplementação mineral e vitamínica injetável, por meio do KIT Adaptador® MIN e Adaptador® VIT, da Biogenesis Bagó, na estação de monta de vacas de corte.

    Maturana explica que a suplementação estratégica de vitaminas e minerais durante o período pré IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) tem sido associada à melhoria do desempenho reprodutivo em vacas de corte, principalmente, pelo fato de que carências de Selênio, Manganês, Zinco e Cobre, ocorrem em grande parte do Brasil. “Estes microminerais são essenciais às atividades metabólicas, reprodutivas e antioxidativas, principalmente em períodos de maior demanda e/ou estresse, como no início do período pós-parto”.

    Para isso foram envolvidos aproximadamente 9.744 animais, de fazendas de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (grupo Reproduz+), sendo 4.982 animais Controle e 4.762 animais com Kit Adaptador com resultados expressivos na taxa de prenhez: Controle 52.2% vs Kit Adaptador 57,3% em Novilhas; Controle 50,3%vs Kit Adaptador 56,1% em Primíparas e Controle 48,1%vs Kit Adaptador 68,5% em Pluríparas.

     A taxa de ciclicidade, e a taxa de prenhez (TxP) foram avaliadas por ultra-sonografia (Mindray DP 2200 Vet, com probe linear de 5,0 MHz). Os dados obtidos foram analisados pelo programa Statistical Analyses System (SAS, 9.3) adotando-se nível de significância de 5%.

    “O estudo concluiu, portanto, que a suplementação estratégica com o KIT Adaptador® MIN e VIT, da Biogénesis Bagó, aumentou a taxa de prenhez e a taxa de ciclicidade, bem como melhorou a atividade em vacas de corte de diversas categorias”, finaliza Maturana.

    Sobre a Biogénesis Bagó

    A Biogénesis Bagó é uma empresa líder nos principais mercados da América Latina, com projeção global, e comprometida com o desenvolvimento de soluções para a saúde e sustentabilidade da produção pecuária por meio da biotecnologia. A empresa desenvolve e comercializa produtos e serviços veterinários criados para garantir a saúde e melhorar a produtividade dos rebanhos bovinos de carne e leite. Conta com um portfólio de mais de 70 produtos e 650 registros em distintos países da America Latina, China e Ásia.

    Com escritórios na Bolívia, Brasil, América Central, México e Uruguai, sua sede está localizada na Argentina, com fábricas em Monte Grande e Garín (província de Buenos Aires). No Brasil, conta com uma planta fabril na cidade de Araçoiaba da Serra (SP).

    A empresa é a maior provedora de vacinas antiaftosa do continente, tanto que três em cada 10 vacinas antiaftosa aplicadas na América são produzidas pela Biogénesis Bagó. A capacidade anual de produção da empresa é de 200 milhões de doses de vacinas contra febre aftosa, 30 milhões de doses de vacina antirrábica e 100 milhões de doses de vacinas combinadas.

    Em 2014 e 2016 foi nomeada pela revista inglesa Animal Pharm como a melhor empresa de saúde animal da América Latina.

    Mais informações:
    http://www.fronteirasdaamerica.com.br
    http://www.biogenesisbago.com/br

    Fonte: Biogénis Bagó / Attuale



  • Pecuária competitiva é quebra de paradigma

  • Nada de fórmulas milagrosas. Tudo é trabalho, transpiração, interpretação de números e fatos, além de contínuo aprimoramento pessoal como empreendedor.

    + leia mais
  • Sucesso pressupõe trabalho além das porteiras

  • Projeto se constrói com muita gestão e espírito corporativo. Aos poucos ganha a condição de referência e vai rapidamente se expandindo levando toda uma cadeia produtiva.

    + leia mais
  • Temple Grandin: Práticas de bem-estar animal traz vantagens para o gado e para o pecuarista

  • Pesquisadora norte-americana Temple Grandin está no Brasil e fala sobre a preocupação com o bem estar animal e sua importância para obter-se mais produtividade na fazenda. Ela é uma das maiores autori

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites