• Máquinas e Equipamentos
  • Tratores cortadores de grama se tornam aliados da produção de leite

    04/08/2017
    Com auxílio de tecnologias para o manejo de áreas verdes, pastagens ganham alimento de qualidade em um curto espaço de tempo

    Atualmente, cerca de 47% do leite produzido no país vem de pequenas fazendas e a sua cadeia produtiva é considerada uma das que mais geram empregos no país - são mais de 4 milhões de pessoas que atuam no campo e em fábricas de laticínios. Além disso, em 2016, o segmento registou um faturamento de R$ 27 bilhões.

    Em busca de contribuir com o crescimento do setor, a Husqvarna - líder global em equipamentos destinados ao manejo de áreas verdes - destaca a utilização do Giro Zero Z248F e dos Tratores cortadores de grama LT1597 e LTH1842 na manutenção de áreas de pastagens com o capim do tipo tifton, o que interfere diretamente na produtividade dos animais e na qualidade da bebida.

    Além disso, por possuírem um compartimento capaz de armazenar o capim cortado, os equipamentos permitem misturar o material coletado a um composto proteinado, para ser servido como ração. O modelo Giro Zero ainda conta com tecnologia para girar 360º em torno do próprio eixo durante a operação.

    “O tifton é um tipo de pastagem com alto valor nutricional, mas que porém exige um cuidado especial para crescer forte e saudável, pelo fato de os animais se alimentarem apenas das extremidades macias das folhas”, explica Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos da Husqvarna. “Diante disso, o trator cortador de grama é um grande aliado, pois realiza o corte de forma uniforme e sem compactações de solo, como se fosse usada uma tesoura", acrescenta.

    Outra aplicação do trator cortador de grama é a divisão da pastagem em pequenas áreas. Nesse sistema, os animais ficam em cada espaço por aproximadamente dois ou três dias e, cada vez que os animais saem de uma área para outra, o produtor realiza a manutenção do espaço com o equipamento, seguido de fertilização e irrigação.

    “Essa é uma ótima estratégia para que o capim cresça novamente de forma saudável. Já identificamos casos de produtores que adotaram a técnica e registraram um aumento da produtividade por animal de 8 a 10 litros/dia para 11 a 13 litros/dia", finaliza o especialista da Husqvarna.

    Sobre o Grupo Husqvarna

    O Grupo Husqvarna é o maior fabricante global de equipamentos para manejo de áreas verdes incluindo motosserras, roçadeiras, cortadores de grama robóticos e tratores de jardim. O Grupo também é líder no mercado europeu de produtos para irrigação doméstica e um dos líderes mundiais em equipamentos e ferramentas de corte e diamantadas para as indústrias de construção e pedra. Os produtos e soluções do Grupo são vendidos globalmente sob as marcas: Husqvarna, Gardena, Poulan Pro, Weed Eater, Flymo, Zenoah, McCulloch e Diamant Boart via revendedores e varejistas a clientes finais em mais de 100 países. Em 2016, as vendas líquidas do Grupo totalizaram SEK 36 bilhões (cerca de R$ 16 bilhões de reais), além de contar com uma média de 13.000 funcionários em 40 países.

    Fonte: Husqvarna / Grupo Image



  • Carne de qualidade que respeita aos critérios socioambientais ainda pode ser rentável?

  • Como em qualquer outro negócio, para a produção de carne bovina ser rentável existem duas principais alternativas: receber mais pela arroba vendida ou produzir uma arroba mais barata. As duas alternat

    + leia mais
  • Agro tem papel de destaque na preservação ambiental

  • Cálculos do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, a partir das análises de dados geocodificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), mostram significativa participação da agri

    + leia mais
  • iLPF proporciona estabilidade da oferta de forragem na propriedade leiteira

  • A região de Unaí, no Noroeste de Minas Gerais, é uma das principais bacias leiteiras do estado. Além do período da seca, a forte influência de veranicos e as altas temperaturas durante as águas são um

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites