• Apoio Institucional

  • Apoio Institucional

     

    O Portal Boi a Pasto mantém convênio de apoio institucional com o IZ – Instituto de Zootecnia, da Secretaria
    de Agricultura do Estado de São Paulo.

     

     

     

     

    “Mais de um século trabalhando pela pecuária com vistas à produtividade, à eficiência e ao bem estar animal”

     


    Referência nacional e internacional por suas pesquisas científicas nas áreas de produção animal e pastagens, tem como objetivo: "Desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal". Em 1909, o Instituto já realizava as primeiras seleções de Gado Caracu, na Fazenda de Seleção do Gado Nacional, em Nova Odessa (SP).

    Foi com a contribuição extremamente marcante e eficaz do Doutor Carlos Botelho, que ocupava o cargo de Secretario de Agricultura, que em 15 de julho de 1905 foi criado, na Móoca em São Paulo, o Posto Zootécnico Central. Transferido em 1929 para o Parque da Água Branca (São Paulo), com a mesma denominação. Em 1970 foi transformado em Instituto de Zootecnia, adaptando-se às necessidades exigidas pela grande expansão que vinha alcançando a produção animal nas últimas décadas. De 1970 a 1975 a sede permaneceu no Parque da Água Branca, transferindo-se então para o município de Nova Odessa (SP).

    O IZ pertence à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, e interage por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), através de seus diversos Institutos de Pesquisas e Pólos, em diferentes regiões do Estado, atendendo às suas respectivas demandas.

    Com um rebanho de aproximadamente 4.000 animais, o IZ oferece tecnologia de suporte nas áreas de pecuária de corte e leite, ovinocultura e suinocultura, promove o desenvolvimento científico e tecnológico para maior produtividade e eficiência dessas cadeias produtivas e seus derivados.

    O IZ realiza pesquisas em melhoramento genético de bovinos de corte; forragicultura e pastagens; produção animal a pasto; sanidade animal; genética e reprodução; etologia e ambiência; produção e qualidade de carne e leite; sistemas agrosilvipastoris; produção de sistemas inteligentes para pesquisa e gerenciamento de dados. Oferece inúmeras análises laboratoriais; produtos e serviços, além de cursos e capacitação em diversas áreas.

    Disponibiliza o curso stricto sensu em nível Mestrado, reconhecido pelo MEC, na área de “Produção Animal Sustentável” para profissionais das áreas de Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia, Biologia e Bioquímica com vistas à produtividade animal, à qualidade do produto e aos impactos ambientais dessas atividades.

    Assim, o Instituto de Zootecnia nos seus 108 anos de existência vem cumprindo sua função e estabelecendo um compromisso mais forte com seus usuários, solucionando os problemas do dia-a-dia do produtor rural.
    Por isso o IZ está presente, de alguma maneira, no cotidiano do cidadão paulista – seja no bife do almoço, no leite do café da manhã, no couro do sapato, do cinto e da bolsa, enfim, melhorando a qualidade de vida e a dignidade das pessoas e dos animais.

  • Agro tem papel de destaque na preservação ambiental

  • Cálculos do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, a partir das análises de dados geocodificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), mostram significativa participação da agri

    + leia mais
  • Rally da Pecuária 2017 vai a campo em cenário de maior oferta

  • Produtores mais tecnificados tendem a manter ou até aumentar a rentabilidade apesar da queda nos preços

    + leia mais
  • iLPF proporciona estabilidade da oferta de forragem na propriedade leiteira

  • A região de Unaí, no Noroeste de Minas Gerais, é uma das principais bacias leiteiras do estado. Além do período da seca, a forte influência de veranicos e as altas temperaturas durante as águas são um

    + leia mais


  • Criação de sites