Bem estar animal: um pilar para a sustentabilidade das fazendas e do planeta
O cuidado com os animais não é apenas um imperativo ético. É uma estratégia indispensável para a sustentabilidade das fazendas enquanto negócios e para a preservação do planeta como um todo. Em um mundo onde as exigências ambientais e sociais são cada vez mais rigorosas, promover o bem-estar animal significa assegurar a viabilidade econômica da produção agropecuária e o equilíbrio ecológico global.
Boi gordo: A corda arrebentou, e agora?
No final de novembro/24, a dúvida entre os agentes que acompanham o setor pecuário era saber “até onde a corda esticaria?”, relembra o zootecnista Felipe Fabbri, analista da Scot Consultoria. Pois bem, continua Fabbri, com os preços da arroba do boi gordo esticando em tão curto período, os repasses ao longo da cadeia pesaram na demanda doméstica pela carne bovina, que acabou enfraquecendo, mesmo com o recebimento da primeira parcela do décimo terceiro salário e dos pagamentos da primeira quinzena de dezembro/24.
“Ainda como carne, mas não crio mais animais para abate”, revela Zezé di Camargo
Considerada uma das mais bonitas do país e avaliada em R$ 65 milhões, a fazenda É o Amor foca em criação de raça nelore puro e melhoramento genético, com vacas avaliadas em mais de R$ 1 milhão. Há alguns anos, desde que se tornou um protetor de animais, o sertanejo decidiu usar o espaço para ser um dos pilares da causa.