dezembro 5, 2024

MEIO AMBIENTE

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar atualizado.

MAIS LIDOS

Cotação do boi e a carne no atacado tem o preço mais alto dos últimos 3 anos

Os preços das carnes em geral aumentam mais para o consumidor neste fim de ano, puxados pela carne bovina. Apesar disso, o consumo dos brasileiros também se mantém firme, mesmo com essas elevações. Os preços do boi, das vacas e até dos bezerros – os chamados animais de reposição — não param de subir há pelo menos três meses, impulsionando os preços de todas as carnes. A carne bovina com osso no atacado da Grande São Paulo — já descontada a inflação — é o maior em mais de 3 anos e meio, constatam os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP.

Leia Mais »

PIB do agronegócio deve cair 1,7%, aponta boletim do Ministério da Fazenda

O Boletim Macrofiscal, divulgado nesta segunda-feira (18) pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, trouxe novas estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, destacando um recuo de 1,7% no agronegócio em 2024. Embora o resultado seja negativo, há uma leve melhoria se comparado à estimativa anterior, que previa uma retração de 1,9% para este setor.
A queda foi impulsionada principalmente por problemas climáticos, pragas e doenças, que afetaram três culturas-chave: cana-de-açúcar, café e laranja. A cana-de-açúcar sofreu intensamente com a estiagem prolongada, que reduziu sua produtividade. Além disso, queimadas recentes destruíram vastas áreas de cultivo, agravando o cenário. Já as safras de café e laranja enfrentaram os efeitos de extremos climáticos, como variações bruscas de temperatura e chuvas irregulares.

Leia Mais »

Suplementar nas águas é chover no molhado? – Parte 1

Estamos no período das águas, momento de colher a tão aguardada “safra” de capim, na qual, se fizemos bem a lição de casa, teremos na fazenda o cenário ideal para os animais – principalmente aqueles em recria – expressarem todo o seu potencial genético. Nesse cenário, olhar para os pastos verdes e com boa oferta de capim nos leva à conclusão de que qualquer suplementação, além do sal mineral, seria completamente desnecessária.

Leia Mais »

Suplementação no período das águas – porquê fazer

Dando continuidade ao tema “suplementação nas águas”, chegou a hora de falarmos sobre os ajustes operacionais e estruturais necessários na fazenda, para evoluir da suplementação mineral para a suplementação proteica.

Já discutimos sobre as justificativas técnicas, expectativa zootécnica e viabilidade econômica da suplementação proteica no período das águas, sendo o foco agora as mudanças no manejo operacional e estrutural necessárias para que os objetivos planejados sejam alcançados.

Leia Mais »