janeiro 15, 2025

Programa REM Acre oportuniza capacitação técnica em pastagem


Agrônomos, Veterinários, Zootecnistas e Técnicos Agrícolas da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio do Acre (SEPA) participaram da capacitação técnica em manejo de pastagens, recuperação de pastagens degradadas e manejo preventivo de pastagens.

Green grass and white clouds – environmental protection concept

Agrônomos, Veterinários, Zootecnistas e Técnicos Agrícolas da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio do Acre (SEPA) que atuam no Projeto Pecuária + Eficiente, do Programa REM/KFW, participaram de 18 a 23 de setembro na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA), da capacitação técnica em manejo de pastagens, recuperação de pastagens degradadas e manejo preventivo de pastagens.

A capacitação foi ministrada pelo pesquisador Dr. Moacyr Bernardino Dias Filho, que abordou temas relacionados ao manejo de pastagens, recuperação de pastagens degradadas e manejo preventivo de pastagens, no bioma Amazônia, tendo como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma pecuária economicamente eficiente e ambientalmente adequada, na Amazônia, por meio da redução do desmatamento, por meio de boas práticas de manejo na pecuária de corte e leite.

O tema “Pastagens na Amazônia” com destaque para a recuperação de pastagens degradadas e o manejo preventivo (profissional) das áreas ainda produtivas e as já recuperadas, destacou-se o papel decisivo na construção da uma nova fase da pecuária amazônica. Isso porque com a profissionalização da pecuária, fundamentada no uso racional da tecnologia já existente, evidenciou-se o contínuo crescimento da produção regional de carne e leite, sem a necessidade de expansão das áreas de pastagem ou ampliação das áreas degradadas e do desmatamento.

A capacitação de técnicos que atuam diretamente com o setor produtivo da pecuária amazônica é vital na busca do aumento da produtividade e na preservação ambiental, dentro dessa atividade, com a redução dos desmatamentos e da pegada de carbono da pecuária amazônica.

Os módulos foram compostos por palestras nos dois primeiros dias e visita à uma propriedade rural no terceiro dia. Cada palestra teve duração média de 40 minutos com tempo estimado de 20 minutos para perguntas e respostas. As palestras foram ministradas no “Auditório Ferradura”, na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA). A propriedade rural visitada foi a Fazenda Madressilva, há 30 km de Belém, em Benevides, PA, com atividade de recria e engorda de bovinos. Ubiratan Lessa Novelino Filho, proprietário da Fazenda Madressilva, apresentou, na oportunidade, o manejo de pastagens da propriedade rural.

Os módulos abrangeram os seguintes temas: degradação e recuperação de pastagens, escolha da forrageira e planejamento forrageiro, produção de leite a pasto, uso do fogo em pastagens, manejo profissional da pastagem, ciclagem de nutrientes, construção da fertilidade do solo em pastagens, sistemas integrados na recuperação de pastagens, a ameaça do capim-capeta (Sporobolus indicus), aumento de produtividade e preservação ambiental e a visita técnica à Fazenda Madressilva.

Após a realização desse curso, temos a certeza que os técnicos da SEPA retornam ao Acre com uma maior bagagem de conhecimentos e diversificação de técnicas de manejo que beneficiem os nossos produtores rurais, sobretudo, em ações que visam a produção animal com a máxima eficiência produtiva e econômica com sustentabilidade do Bioma Amazônico.

Fonte: Agrolink

Curaoria: Boi a Pasto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp