novembro 7, 2025

Uruguaiana sedia treinamento sobre Integração Lavoura-Pecuária em terras baixas

A iniciativa é uma realização do Irga e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Rede ILPF, Integra RS Agro, ABC+ Agro e Embrapa

Legenda: IRGA promove treinamento sobre ILPF nas terras baixas – Foto: Gustavo Wrausse

Pesquisadores e extensionistas do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participaram, nesta terça-feira (3), em Uruguaiana, de um treinamento sobre Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em terras baixas.

O objetivo do encontro foi capacitar os profissionais para ampliar a adoção de sistemas produtivos mais sustentáveis, que combinem lavoura e pecuária em áreas tradicionalmente destinadas ao cultivo de arroz.

Durante a programação, o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Filipe Selau Carlos, ministrou uma palestra sobre evolução do solo em sistemas de produção, destacando como práticas integradas contribuem para a melhoria da estrutura física, aumento da matéria orgânica e maior resiliência dos solos frente às variações climáticas, reforçando a importância da gestão adequada do solo para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas nas terras baixas.

O treinamento vai ao encontro das diretrizes do Sistema Arroz RS14, que tem como premissa aliar o aumento da produtividade à sustentabilidade. O modelo busca modernizar a produção de arroz irrigado no estado, incorporando práticas conservacionistas, sistemas integrados e tecnologias que proporcionam maior eficiência no uso dos recursos naturais.

O treinamento contou com atividade prática em campo, onde os participantes puderam observar como funcionam os sistemas de integração lavoura-pecuária. O acompanhamento direto das técnicas permitiu uma melhor compreensão dos conceitos apresentados ao longo do dia.

“Este treinamento é importante para capacitar nossa equipe na difusão de tecnologias que promovem a sustentabilidade das terras baixas. A Integração Lavoura-Pecuária permite melhorar a saúde do solo, diversificar as atividades no campo e tornar os sistemas produtivos mais resilientes frente às mudanças climáticas. Além disso, está totalmente alinhado ao Sistema Arroz RS 14, que busca justamente essa integração entre produtividade e sustentabilidade”, afirmou, em nota, a diretora técnica do Irga, Flavia Tomita.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine nossa newsletter para se manter atualizado.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

POST RECENTES

https://www.afsti.org/ https://www.londonivfcentre.com/ https://brancs.com/ https://rdkservice.lv/ https://capital-school.com.ua/ https://www.warnstee.nl/ https://igsl.asia/ https://www.infinac.in/ https://kntiis.od.ua/ https://www.obezite-tedavisi.com/ https://vivirdelafotografia.es/ https://dolphinspointtouristpark.com.au/ https://www.gftactical-thai.com/ https://www.ifcon.org/ https://sportsdayonline.com/ https://www.associazionerandi.org/ https://wisecomfort.com.br https://ilverzeratt1919.it/ https://milanocityweb.it/ https://www.whsuites.com/ https://worldcitizen.trtworld.com/ https://restaurantealfresco.com/ https://www.wmigroup.co.id/ https://www.mabrurmandiri.com/ https://inacraft.co.id/ https://restyles.nl/ https://next.trtworldforum.com/ https://www.semgiron.org/ https://creatour.id/ https://vuck.ec/ https://www.ifcon.org/ https://brancs.com https://www.icfost.org/ https://www.afsti.org https://rivaloud.com/ https://www.gdr-elsj.eu/ https://meteo34.ru/