A iniciativa é uma realização do Irga e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Rede ILPF, Integra RS Agro, ABC+ Agro e Embrapa

Legenda: IRGA promove treinamento sobre ILPF nas terras baixas – Foto: Gustavo Wrausse
Pesquisadores e extensionistas do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participaram, nesta terça-feira (3), em Uruguaiana, de um treinamento sobre Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em terras baixas.
O objetivo do encontro foi capacitar os profissionais para ampliar a adoção de sistemas produtivos mais sustentáveis, que combinem lavoura e pecuária em áreas tradicionalmente destinadas ao cultivo de arroz.
Durante a programação, o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Filipe Selau Carlos, ministrou uma palestra sobre evolução do solo em sistemas de produção, destacando como práticas integradas contribuem para a melhoria da estrutura física, aumento da matéria orgânica e maior resiliência dos solos frente às variações climáticas, reforçando a importância da gestão adequada do solo para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas nas terras baixas.
O treinamento vai ao encontro das diretrizes do Sistema Arroz RS14, que tem como premissa aliar o aumento da produtividade à sustentabilidade. O modelo busca modernizar a produção de arroz irrigado no estado, incorporando práticas conservacionistas, sistemas integrados e tecnologias que proporcionam maior eficiência no uso dos recursos naturais.
O treinamento contou com atividade prática em campo, onde os participantes puderam observar como funcionam os sistemas de integração lavoura-pecuária. O acompanhamento direto das técnicas permitiu uma melhor compreensão dos conceitos apresentados ao longo do dia.
“Este treinamento é importante para capacitar nossa equipe na difusão de tecnologias que promovem a sustentabilidade das terras baixas. A Integração Lavoura-Pecuária permite melhorar a saúde do solo, diversificar as atividades no campo e tornar os sistemas produtivos mais resilientes frente às mudanças climáticas. Além disso, está totalmente alinhado ao Sistema Arroz RS 14, que busca justamente essa integração entre produtividade e sustentabilidade”, afirmou, em nota, a diretora técnica do Irga, Flavia Tomita.





