Alltech oferece solução para suplementação a base de nitrogênio não proteico, que favorece o desenvolvimento dos bezerros no campo no período de estiagem.
Com 90% dos rebanhos no pasto, o principal desafio dos produtores brasileiros de bovinos de corte está em garantir a eficiência dos animais durante o período de estiagem. Nessa época do ano, a baixa quantidade e a qualidade nutritiva do capim dificultam o processo de recria, fazendo com que os bezerros não ganhem peso suficiente para entrarem no confinamento. Com a demanda e lucro pressionados, entre as alternativas para os produtores garantirem a rentabilidade está o uso de aditivos naturais, que atuam na suplementação da dieta dos animais.
Na opinião do professor titular do departamento de nutrição da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, Antônio Carlos Silveira, para que a produção seja eficiente, com 20 meses o bezerro deve entrar em confinamento para ser abatido em até 90 dias. “Para se desenvolver, o animal precisa de proteína, fonte escassa no pasto durante o período de seca, no qual estamos. Por isso, é essencial o controle da dieta por meio da suplementação, que permitirá encurtar o processo de recria e, com isso, alavancar os resultados da criação”, explica. Referência em nutrição e saúde animal, a Alltech tem como solução para favorecer a eficiência da produção o Optigen, elaborado a partir do uso de fonte de nitrogênio não proteico (NNP).
“A utilização de aditivos proteicos na suplementação das pastagens, como o Optigen, acelera a ação dos microrganismos pois, por fornecer NNP de degradação mais lenta no rúmen, em relação a ureia, auxilia beneficiando o aproveitamento e o equilíbrio com outros ingredientes da dieta, favorecendo a digestão das forragens desgastadas qualitativamente pelo período seco do ano, promovendo o maior consumo dos pastos. Sendo assim, o animal se alimentará melhor sem perder peso na seca invernal”, explica Silveira.
A pressão pela eficiência dos rebanhos não implica somente na questão de custo, mas sim na demanda futura pelo consumo de alimentos, que, de acordo com a FAO, vai crescer 70% até 2050. Nesse cenário, o Brasil é um dos poucos países que ainda não esgotou a possibilidade de expansão do agronegócio e que tem condições de realizar essa ampliação dentro de um tripé social, econômico e ambiental.
Segundo explica o gerente de vendas da Alltech para gado de corte, Fernando Franco, frente às dificuldades de garantir a rentabilidade da propriedade nos meses de maio a novembro, o Optigen, por suas características, é um importante aliado. “Por ser uma fronte de proteína, o aditivo atua fornecendo nutrientes para as bactérias do rumem e dessa forma há um maior aproveitamento dos nutrientes presentes na alimentação dos outros alimentos. Com isso, será estimulado o ganho de peso do animal, além de favorecer a melhora do sistema imune da saúde do animal”, destaca Franco.
Fonte: Centro de Comunicação
MANEJO EFICIENTE DA PASTAGEM AJUDA NA PRODUÇÃO DE CARNE DE QUALIDADE
Para acessar mercado premium e que melhor remunera com a criação a pasto, é preciso planejamento, animais de boa genética e principalmente escolher cultivares com alto valor nutritivo para alimentação+ leia mais
Pantanal tem 14 cidades em emergência, mais incêndios e mortes de animais no MS
Região vive período de forte estiagem, o que motivou o decreto de emergência por parte do governo local+ leia mais
Pasto rotacionado: sobrou capim? Saiba por que isso é um ótimo sinal
Confira as novas dicas do doutor em zootecnia Gustavo Rezende Siqueira, pesquisador do Polo Regional de Alta Mogiana da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)+ leia mais