outubro 11, 2024

Animais passam por musicoterapia para ajudar no processo de ordenha; saiba como


De acordo com o gestor da fazenda, Mardonio Silva, todas as vacas em lactação – ou seja, período em que ocorre a secagem do leite – têm acesso à música na ordenha.

Proporcionando bem-estar no pasto, a Tijuca Alimentos, empresa cearense atuante na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, Piauí e Maranhão, adota, há cerca de 10 anos, musicoterapia para os animais durante o processo de ordenha. De acordo com o gestor da fazenda, Mardonio Silva, todas as vacas em lactação – ou seja, período em que ocorre a secagem do leite – têm acesso à música na ordenha.

Segundo o profissional, os animais passam três vezes ao dia na ordenha. “Começa meia-noite, depois segue para 8 horas da manhã e finaliza às 16 horas. Durante três vezes por semana, todos os animais passam por essa ordenha, com o rádio instalado. A ordenha tem duração de cinco horas, mas um animal passa de 6 a 10 minutos ouvindo música, porque o processo é rápido: a máquina retira o leite e libera o animal”, explica.

Na playlist para os animais, estão estilos como forró, brega, sofrência e até Michael Jackson. “As músicas dependem do gosto musical da equipe de ordenha”, ressalta. Para Mardonio, há diversos benefícios da musicoterapia, mas destaca a concentração dos animais. “Quando há música na ordenha, os animais não ficam distraídos olhando para o lado. As vacas não ficam espantadas com barulhos fora do ambiente que elas estão sendo ordenhadas”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Curadoria: Boi a Pasto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp