dezembro 24, 2025

Suplementação adequada, quantidade e qualidade do pasto definem o desempenho na engorda de bovinos a pasto

Legenda: qualidade do pasto definem o desempenho na engorda de bovinos – Imagem: Trown Nutrition

Especialista sugere estratégias para as diferentes épocas do ano. Períodos de estiagem e com grandes precipitações pedem ações e estratégias específicas

As corretas estratégias de suplementação são, na maioria das vezes, a chave para o sucesso da exploração pecuária. O gerente de produtos para ruminantes da Trouw Nutrition, Emanuel Oliveira, explica que a engorda de bovinos utilizando exclusivamente a forragem disponível pode não ser suficiente para atingir o desempenho desejado, assim é essencial a definição de planos nutricionais específicos para que o rebanho obtenha ganho de peso adequado e, consequentemente os resultados financeiros satisfatórios para esta fase.

“De maneira geral, ter pasto sempre será pré-requisito para obter sucesso em quaisquer programas de suplementação. A qualidade e a disponibilidade do pasto definem a tomada de decisão na escolha da melhor opção de plano nutricional. Na época das águas, por exemplo, como temos melhor qualidade e muito provavelmente maior quantidade de forragem disponível, podemos trabalhar com sistemas de suplementação menos intensivos, aproveitando ao máximo o pasto disponível. O uso de estratégias como o uso de proteico-energético ou o semiconfinamento podem ser alternativas interessantes”, detalha Emanuel Oliveira.

Já no período seco, mesmo com a perda de qualidade do pasto, o especialista da Trouw diz que é essencial haver oferta de massa de forragem. “Resultados positivos com a suplementação serão observados se o volume de pasto for suficiente para garantir o adequado consumo de matéria seca. Caso falte pasto, o tipo de suplementação utilizada pode ser de consumo mais elevado, com o intuito de reduzir a necessidade da forragem para o desempenho adequado, a terminação intensiva a pasto (TIP) é uma ferramenta que ganhou espaço nos últimos anos em razão do excelente desempenho que observamos para o sistema de engorda”.

“A definição e a aplicação da melhor estratégia dependem de diversos fatores, entre eles: categoria animal explorada, objetivo de cada uma delas (mantença ou ganho de peso), época do ano em questão (período de águas ou seco), estrutura disponível (divisão de pastos, bebedouros, área e tipo de cochos), capacidade operacional, econômica e variedade forrageira existente, tendo o conhecimento técnico de como fazer o seu manejo. Além de levar em consideração questões operacionais e de estrutura, é muito importante que se faça a correta avaliação econômica de cada cenário”, recomenda Oliveira.

Determinar a melhor estratégia de suplementação de acordo com o sistema de produção exige o envolvimento de especialistas. A Bigsal, marca de soluções nutricionais da Trouw Nutrition, coloca à disposição dos pecuaristas sua equipe de técnicos capacitados para esclarecer essas e outras dúvidas. A Bigsal atua nos estados da região Norte, como Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, além de parte do Centro-Oeste, como no extremo Norte do Mato Grosso.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Curadoria: Marisa Rodrigues publisher do portal Boi a Pasto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine nossa newsletter para se manter atualizado.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

POST RECENTES

https://www.afsti.org/ https://www.londonivfcentre.com/ https://brancs.com/ https://rdkservice.lv/ https://capital-school.com.ua/ https://www.warnstee.nl/ https://igsl.asia/ https://www.infinac.in/ https://kntiis.od.ua/ https://www.obezite-tedavisi.com/ https://vivirdelafotografia.es/ https://dolphinspointtouristpark.com.au/ https://www.gftactical-thai.com/ https://www.ifcon.org/ https://sportsdayonline.com/ https://www.associazionerandi.org/ https://wisecomfort.com.br https://ilverzeratt1919.it/ https://milanocityweb.it/ https://www.whsuites.com/ https://worldcitizen.trtworld.com/ https://restaurantealfresco.com/ https://www.wmigroup.co.id/ https://www.mabrurmandiri.com/ https://inacraft.co.id/ https://restyles.nl/ https://next.trtworldforum.com/ https://www.semgiron.org/ https://creatour.id/ https://vuck.ec/ https://www.ifcon.org/ https://brancs.com https://www.icfost.org/ https://www.afsti.org https://rivaloud.com/ https://www.gdr-elsj.eu/ https://meteo34.ru/