17/12/2024 – 12:00h
A metodologia Cowsignals (Sinais da Vaca), desenvolvida na Holanda, vem revolucionando o manejo de bovinos leiteiros no Brasil. Baseada em seis pilares essenciais — espaço, ventilação, iluminação, alimentação, água e conforto —, a abordagem combina ciência e observação prática para elevar o bem-estar animal e a produtividade. O tema foi apresentado em palestra pelo engenheiro agrônomo Wiliam Tabchoury, gerente de bovinos da Auster Nutrição Animal, durante o XIII Encontro da Bovinocultura de Corte, realizado pela Fealq da ESALQ-USP.
“O manejo e o meio ambiente representam cerca de 70% a 75% da performance animal, enquanto a genética responde por 25% a 30%”, explica Tabchoury. Ele destaca que o método permite identificar falhas no manejo e no ambiente que prejudicam diretamente a saúde e a produtividade dos bovinos. “Elementos como alimentação, oferta de água, espaço, conforto, higiene e sanidade são analisados de forma integrada para promover melhores resultados”, complementa.
Um dos grandes diferenciais do Cowsignals é a identificação de sinais emitidos pelos animais, que revelam sua condição geral. Por exemplo, o estado de enchimento ruminal indica se o animal se alimentou adequadamente nas últimas 24 horas, enquanto a caixa torácica cheia reflete a qualidade da alimentação na última semana. Já o escore corporal adequado aponta a consistência nutricional dos últimos 30 a 60 dias. Outros sinais incluem claudicação, lesões, higiene e comportamento, como o tempo que os animais passam deitados.
“Esses indicadores fornecem dados precisos para ajustes no manejo e no ambiente, permitindo que os animais atinjam seu máximo potencial produtivo. A união entre ciência e boas práticas pode transformar a pecuária, promovendo maior eficiência e sustentabilidade na produção de leite”, ressalta Tabchoury.
Além de destacar a metodologia, a Auster Nutrição Animal apresentou durante o evento suas soluções inovadoras, incluindo produtos voltados para bovinos de leite e corte, como especialidades lácteas, energéticos e núcleos minerais e vitamínicos.
Com a crescente adoção do Cowsignals no Brasil, o método vem conquistando espaço entre produtores que buscam aliar bem-estar animal à produtividade, além de otimizar recursos e melhorar a sustentabilidade da pecuária.