setembro 16, 2024

“Boom” das carnes: Brasil produz 7,34 milhões de toneladas de proteína animal no 2º tri/24

A revelação dos números oficiais do IBGE surpreendeu até mesmo os analistas que acompanham de perto o dia a dia da pecuária nacional.

Por Denis Cardoso

Somando a produção de carne bovina, suína e de frango, o Brasil atingiu um total de 7,34 milhões de toneladas de proteína animal no segundo trimestre de 2024, o maior volume da história, segundo dados divulgados nesta terça-feira (13) pelo IBGE.

A revelação dos números oficiais do governo brasileiro surpreendeu até mesmo os analistas que acompanham de perto o dia a dia da pecuária nacional.

“Nossa projeção apontava para uma produção de carne bovina de 2,49 milhões de toneladas”, afirma a Agrifatto.

Ou seja, a estimativa da consultoria ficou abaixo 3,2% abaixo das 2,57 milhões de toneladas de carne bovina produzidas no segundo trimestre 2024 – o maior volume da história..

O peso das carcaças também veio acima do previsto pela Agrifatto, ficando em 259 kg/cabeça no segundo trimestre.

Carne suína

carne suína também registrou avanço na produção, atingindo 1,34 milhão de toneladas no segundo trimestre, crescimento de 4,81% no comparativo com o primeiro trimestre de 2024.

Com essa expansão no comparativo trimestral, o Brasil registrou o segundo maior número de produção da história, ficando atrás apenas do terceiro trimestre de 2023.

“Nossa projeção ficou 0,75% abaixo do resultado consolidado”, afirma a Agrifatto, que esperava uma oferta de 1,33 milhão de toneladas de carne suína.

Frango

A produção de carne de frango avançou 1,94% no comparativo trimestral, atingindo 3,43 milhões de toneladas, emplacando um recorde trimestral. A estimativa da Agrifatto apontava uma oferta de 3,42 milhões de toneladas, ou seja, 0,29% abaixo do consolidado.

Fonte: DBO/Agrifatto

Curadoria: redação Portal Boi a Pasto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp