Uma descoberta preocupante está deixando pecuaristas e especialistas em alerta: um novo biótipo de cigarrinha pode representar uma séria ameaça à produção de gado de corte no Brasil.
A cigarrinha é um inseto que ataca as plantas, e essa nova variante, apesar de ser compatível para fins de reprodução, apresenta diferenças biológicas em relação aos demais indivíduos dessa espécie na natureza. Isso inclui habilidades de alimentação e capacidade de causar danos em plantas que anteriormente mostraram resistência à espécie comum de cigarrinha.
A preocupação é ainda maior devido ao impacto que essa descoberta pode ter sobre a Brachiaria híbrida BRS IPYPORÃ, uma cultivar desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte. A empresa tem lançado várias cultivares de sucesso, e reitera o interesse em receber comentários e relatos de técnicos e produtores, não apenas sobre essa questão das cigarrinhas, mas sobre qualquer aspecto relacionado à BRS IPYPORÃ.
Ainda é cedo para tirar conclusões definitivas sobre o novo biótipo de cigarrinha, mas especialistas estão monitorando de perto a situação e trabalhando em estratégias para minimizar os possíveis impactos na produção de gado de corte. A colaboração entre técnicos, produtores e instituições de pesquisa será fundamental para enfrentar esse desafio e garantir a sustentabilidade do setor agropecuário no país.
Fonte: Embrapa Gado de Corte
Redação: Portal Boi a Pasto