Confira na entrevista com o gerente regional Logística Friboi, Klever Vendrame, como as inovações que já estão fazendo a diferença para o meio ambiente e assegurando a qualidade dos alimentos
POR FÁBIO MOITINHO
As tecnologias de ponta já são uma grande realidade no transporte de carne bovina congelada e refrigerada no País. Algumas delas já têm um DNA de sustentabilidade reduzindo o lixo, as emissões de gases de efeito estufa, como o CO2, e até o consumo de água. Assista ao vídeo abaixo e confira essa novidade.
Saiba como tecnologias no transporte da carne reduzem lixo, CO2 e até uso de água
Quem deu os detalhes dessas tecnologias foi o gerente regional de Logística Friboi, Klever Vendrame. Ele participou do programa Giro do Boi nesta quarta-feira, 17.
Ele apresentou as inovações que já estão fazendo a diferença para o meio ambiente e assegurando a qualidade dos alimentos.
Mais recentemente, esse sistema de monitoramento passou a ser compartilhado com os clientes do negócio, que passaram a ter acesso às informações em tempo real.
Redução de lixo e emissões de gases no transporte
A troca tem evitado a produção de 15 toneladas de resíduos por ano, sendo 13,5 toneladas de plástico, 0,6 tonelada de papel e 1,5 tonelada de metal.
Isso porque, periodicamente, os termógrafos precisavam ser descartados ao final da sua vida útil.
Além de reduzir a geração de resíduos, também passou a ser evitado a emissão de cerca de 30 toneladas de gás carbônico (CO2) por ano para a atmosfera com o novo sistema.
Essa substituição também promoveu a redução do uso de 1 milhão de litros de água.
Sistema garante até maior segurança ao alimento
O novo sistema garante até mais confiabilidade no transporte de cargas de alimentos, como a carne bovina. A tecnologia permite que o varejista e até o motorista do caminhão, acompanhe a temperatura do baú refrigerado do caminhão.
Isso assegura um maior controle sobre as carnes transportadas, garantindo sua qualidade até o destino final, o consumidor.
As inovações fazem parte dos esforços da própria JBS para se adequar ao propósito de reduzir, e em breve, até neutralizar a emissão de gases que causam o efeito estufa.
Frota de caminhões elétricos
Outra iniciativa que se soma às ações da Friboi para descarbonizar as suas operações logísticas está o uso de caminhões elétricos.
Recentemente, a companhia anunciou a ampliação da sua frota de caminhões 100% elétricos refrigerados, de 10 para 53 veículos no início deste ano.
Com a iniciativa, a companhia reforça a distribuição sustentável dos seus produtos, em viagens locais dentro de centros urbanos para os seus clientes, redes de varejo, em 10 Estados no País.
A ampliação da frota permitirá que a Friboi deixe de emitir cerca de 1,6 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera.