julho 27, 2024

Câmara de Comércio Brasil – Peru será lançada nesta quarta-feira (04), em São Paulo, em evento oficial que acontece no Consulado Geral do Peru

Imagem: Rafael Torres, organizador do evento e responsável pela aproximação entre os dois países, com consequente criação da Câmara fr Coméercio Brasil – Peru

Nesta quarta-feira, dia 4 de outubro, será lançada, oficialmente, na sede do Consulado Geral do Peru, em São Paulo, a Câmara de Comércio Brasil – Peru. O evento recebe inscrições pelo link https://bit.ly/VIRTUAL-CAMBRAPER. Segundo Rafael Torres Morales, CEO da Rede Internacional de Negócios (RIN) e Presidente do Comitê Organizador da CAMABRAPER, o lançamento da entidade servirá como um catalisador para a melhoria imediata nas relações comerciais e empresariais entre ambos os países, criando um espaço comum de diálogo dedicado inteiramente a facilitar as relações empresariais e, com isso, o fluxo comercial e de investimentos. O Brasil mantém um comércio corrente de cerca de 6 bilhões de dólares com o Peru, segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O Brasil e o Peru compartilham uma fronteira extensa na região amazônica, o que facilita o comércio terrestre, mas, mesmo com o Acordo de Complementação Econômica nº 58 (ACE-58), firmado no âmbito da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), com regras comerciais mais favoráveis entre os dois países, ainda existem diversos desafios que devem ser superados para melhorar o crescimento do fluxo comercial e de investimentos entre os dois países nos últimos anos. Um dos problemas mais significativos são as barreiras tarifárias e não-tarifárias. Há necessidade ainda de simplificar os procedimentos aduaneiros.

Os principais produtos exportados pelo Brasil para o Peru incluem máquinas e equipamentos, veículos automotores, produtos químicos, eletroeletrônicos e produtos siderúrgicos. Por sua vez, o Peru exporta ao Brasil minerais, especialmente minério de zinco, além de produtos agropecuários, como frutas frescas, café e produtos de pesca.

“Através da criação de um ambiente de confiança e acesso a informações relevantes, a câmara binacional facilitará a troca de bens e serviços entre o Peru e o Brasil. Isso permitirá que empresas de ambos os países explorem novas oportunidades de mercado, estabeleçam contatos comerciais, compartilhem melhores práticas e colaborem em projetos conjuntos, impulsionando assim o fluxo comercial,” destaca Lilian Schiavo, membro do referido Comité e presidenta da OBME- BRASIL.

Além disso, a falta de infraestrutura adequada e conectividade deficiente entre o Peru e o Brasil também representam um desafio para o fluxo comercial e de investimentos. Melhorar estradas, portos e ferrovias, bem como fortalecer sistemas de transporte e logística, é fundamental para dinamizar o comércio entre os dois países. No último dia 5 de setembro, o Congresso Nacional promulgou um decreto legislativo que contém o acordo entre Brasil e Peru para facilitar o trânsito de veículos na fronteira entre Brasil e Peru, mas para entrar em vigor, o texto ainda precisa da ratificação presidencial.

Os principais produtos exportados pelo Brasil para o Peru incluem máquinas e equipamentos, veículos automotores, produtos químicos, eletroeletrônicos e produtos siderúrgicos. Por sua vez, o Peru exporta ao Brasil minerais, especialmente minério de zinco, além de produtos agropecuários, como frutas frescas, café e produtos de pesca.

“Através da criação de um ambiente de confiança e acesso a informações relevantes, a câmara binacional facilitará a troca de bens e serviços entre o Peru e o Brasil. Isso permitirá que empresas de ambos os países explorem novas oportunidades de mercado, estabeleçam contatos comerciais, compartilhem melhores práticas e colaborem em projetos conjuntos, impulsionando assim o fluxo comercial,” destaca Lilian Schiavo, membro do referido Comité e presidenta da OBME- BRASIL.

“Outro aspecto crucial e muitas vezes negligenciado é a falta de conhecimento mútuo e promoção comercial entre o Peru e o Brasil. É necessário que ambos os países, tanto no setor público quanto no privado, invistam em campanhas de promoção e conectividade por meio da participação em feiras comerciais e missões empresariais que facilitem o contato direto entre empresários. Esses fatores, somados a uma clara perda de confiança nas relações empresariais e sua ligação com o setor público, certamente minaram e enfraqueceram ao longo da história, boas relações, afetando diretamente o crescimento do fluxo comercial e de investimentos entre os países”, destaca Rafael Torres, da Rede Internacional de Negócios e da CAMABRAPER.

Serviço:
Dia 4 de outubro
Lançamento da Câmara de Comércio Brasil – Peru

Local: Sede do Consulado Geral do Peru em São Paulo
Rua Luis de Franca Junior 20, Casa 7 – Santo Amaro
Cel: (+51) 998 188 319
Mais informações:
Beatriz Lima – BLNews
Whats App (21) 964131323
beatriz.lima33@gmail.com

Fonte: Beatriz Lima News

Curadoria: Marisa Rodrigues, publisher do Portal Boi a Pasto do

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp