julho 23, 2024

Época adequada para fazer a estação de monta

A adoção da estação de monta depende de diversos fatores

A adoção da estação de monta depende de diversos fatores, entre os quais quatro merecem maior destaque devido à influência que exercem na decisão sobre a determinação da época e duração da estação de monta. São eles:

Condições climáticas da região onde está a propriedade

O clima tem grande influência sobre a produção de forragens. Ao longo dos seis meses da estação chuvosa, é produzida a maior parte da forragem disponibilizada pelas pastagens em 12 meses. Na estação seca, ao contrário, a produção cai em decorrência do déficit hídrico no solo, diminuição da luminosidade e também devido à redução da temperatura ambiente, fatores que determinam uma redução brutal nas taxas de brotação e crescimento da maioria das espécies vegetais.

Disponibilidade de forragem

Poucos dias depois de iniciada a estação chuvosa, em uma pastagem bem manejada, a oferta de forragem de boa qualidade aumenta muito. Consequentemente, com mais forragem disponível, as fêmeas ganham peso mais rapidamente, o que tem influência positiva sobre a fertilidade devido ao restabelecimento da atividade reprodutiva.

Existência de mão de obra treinada

A estação de monta exige que a equipe de trabalho da fazenda esteja preparada para executar as tarefas, com disciplina, para que os melhores resultados possíveis possam ser alcançados.

Época mais adequada para o nascimento dos bezerros

Os melhores resultados em termos de taxa de desmame e peso ao desmame são obtidos quando os nascimentos ocorrem durante a estação seca. Seguindo essa lógica de raciocínio, pode-se afirmar que, no início da estação chuvosa, as pastagens se recuperam rapidamente, e, em pouco tempo, há alimento de boa qualidade em quantidade suficiente para que as fêmeas alcancem uma condição corporal que favoreça os índices reprodutivos. Com isso, a estação de monta poderá começar poucas semanas depois do início das chuvas.

Uma vantagem é que, geralmente, a estação de monta é programada para 3 meses de duração. Sendo assim, o período entre o parto e o primeiro cio fértil não deve ultrapassar 75 dias (no caso de gestações de 290 dias), o que concorda com  o tempo necessário para que as vacas de parição mais tardia apresentem, pelo menos, um estro antes da retirada dos touros. Tais vacas não têm oportunidade de exibir um segundo estro, o que beneficia a seleção de fêmeas menos férteis. No início das chuvas, a realização do diagnóstico de gestação, nos meses de abril ou maio, permite identificar os animais improdutivos, podendo ser feito o descarte de vacas vazias e também das que produziram bezerros leves à desmama, antes da seca, liberando pastagem para as fêmeas prenhes.

Por fim, as principais vantagens de se estabelecer uma estação de monta são:

– solucionar o manejo nutricional do rebanho com a produção de forragens de qualidade e na quantidade certa; – avaliar o rebanho, de forma segura, pois, ao possuir animais com idade variando em torno de 120 dias e sob condições de meio semelhantes, o descarte terá estrutura objetiva de melhor resposta produtiva; – simplificação da mão de obra na fazenda com condições de elaborar um calendário de atividades e objetivos; – comprar insumos com menor frequência e em maiores quantidades, obtendo melhores preços.

Para maiores informações, consulte o curso Como Fazer uma Estação de Monta, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Doutor Leonardo de Oliveira Fernandes. Ele aborda temas como preparo dos animais, antes da estação, inseminação artificial, principais doenças reprodutivas, entre outros. Leia também nosso outro artigo Por que fazer a estação de monta em bovinos de corte?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp