O plantio se estende até o final de novembro. As sementes do arroz ainda estão em estágio de desenvolvimento
No Sul de Santa Catarina, os agricultores semeiam arroz para a safra de 2022/223. As plantações começaram no fim de agosto e até meados de janeiro, deverão ser feitas as colheitas. Na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), quase 100% das áreas foram plantadas. O plantio se estende até o final de novembro.
As sementes do arroz ainda estão em estágio de desenvolvimento, portanto, a temperatura não interfere no resultado final. Segundo Fernando Lock Silveira, engenheiro Agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a única interferência nessa etapa, caso faça frio, é uma demora maior para a planta crescer.
“O frio demora um pouco mais para o processo, mas não afeta. De modo geral, está tudo indo bem desde o início da safra, o regime de água, por exemplo, tá indo bem, algo que no ano passado atrapalhou pela falta em setembro. Praticamente todos os agricultores já plantaram”, explica Silveira.
No Sul, os municípios que mais ganham destaque na safra do arroz são Turvo, Meleiro, Jacinto Machado, Ermo, Sombrio, Praia Brava, Forquilhinha, Nova Veneza e Araranguá. A Amrec possui 58.848 hectares (ha) de área plantada, e cerca de 8.712 quilos de produtividade foram registrados no último ano. Na Amesc, são 21.828 há de área e em 2021, o registro foi de 8.784 quilos.
Araranguá foi ainda, safra 2021/22, a principal região produtora de arroz em Santa Catarina, com um total de 503.134 toneladas. Também é a região com maior área de plantio.
Fonte: T N Sul
Curadoria: Boi a Pasto