eskişehir televizyon tamirDiş eti ağrısıAntika mobilya alanlarwordpress en iyi seo eklentilerihttps://www.orneknakliyat.comantika alanlarEtimesgut evden eve nakliyathayır lokmasıpendik evden eve nakliyatbeykoz evden eve nakliyatdarıca evden eve nakliyateskişehir protez saçavcılar lokmacıankara ofis taşımacılıgıankara parca esya tasımatuzla evden eve nakliyatAnkara implant fiyatlarıodunpazarı emlakmersin evden eve nakliyatığdır evden eve nakliyatvalizweb sitesi yapımıçekici ankaraAntika alan yerlerEtimesgut evden eve nakliyateskişehir web sitesiMedyumMedyumlarEtimesgut evden eve nakliyatankara evden eve nakliyatantika alanlarmamak evden eve nakliyatankara evden eve nakliyatankara evden eve nakliyatçankaya evden eve nakliyatistanbul saç ekimiEtimesgut evden eve nakliyatniğde evden eve nakliyateskişehir emlakgoogle ads çalışmasıtuzla evden eve nakliyateskişehir uydu tamirtomi club maldivespoodleeryaman evden eve nakliyatpoodlepomeraniandextools trendingdextools trending botfront run botdextools trending costdextools trending servicepancakeswap botdextools botdextools trending algorithmcoinmarketcap trending botpinksale trending botcoinmarketcap trendingfront running botpancakeswap sniper botuniswap botuniswap sniper botmev botpinksale trending botprediction botGaziantep uygun evden eve taşımaköpek ilanlarıMedyumeskişehir evden eve nakliyatantika alanlarmersin evden eve nakliyatcasibomseo çalışmasıistanbul hayır lokmasıgoogle adsbeykoz evden eve nakliyatbetturkeyUc Satın aloto çekicipoodle

maio 19, 2024

Como as boas práticas de manejo impactam na IATF

A adoção da técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e suas vantagens já são percebidas pela maioria das propriedades brasileiras, em razão do impacto positivo sobre a produção de animais superiores e, consequentemente, pela sua maior valorização no mercado consumidor.

*Althuir Schneider: médico-veterinário, promotor técnico GlobalGen
*Gabriel Sandoval: médico-veterinário, gerente de Marketing GlobalGen
*Alexandre Prata: médico-veterinário, promotor técnico GlobalGen

Sabemos que o manejo da IATF deve ser bem conduzido, com o intuito de maximizar as chances de sucesso durante as etapas realizadas na estação reprodutiva. Uma equipe bem treinada promove um trabalho executado corretamente e traz benefícios ao processo. Entretanto, ainda nos deparamos com produtores insatisfeitos com os resultados obtidos e, ao avaliar de perto estas propriedades, é possível identificar, em sua maioria, falhas no manejo e condições de má utilização da técnica, ocasionando resultados abaixo da média. Diante deste cenário é importante ressaltar as vantagens na adoção das “boas práticas” relacionadas ao manejo da IATF.

O desempenho reprodutivo de um rebanho é resultado da ação conjunta de diversos fatores, como manejo nutricional (em especial score de condição corporal), sanidade dos animais, mão de obra envolvida, época do ano, sêmen e protocolos utilizados, horário de execução da IATF e o manejo ao qual os animais são submetidos ao longo do ano, proporcionando tranquilidade ou agressividade ao rebanho.

Ao elaborar o planejamento estratégico dos investimentos utilizados para intensificar a reprodução do rebanho, é preciso ter em mente o ciclo produtivo da propriedade, em razão da forte ligação dos sistemas de produção animal. O investimento em genética gera ganhos diretos na produção, porém somente se concretizarão se todas as exigências forem atendidas, como sanidade, manejo reprodutivo e nutricional. Por outro lado, atendidas as exigências, são obtidas grandes possibilidades de ganho em escala, levando a novos investimentos em genética melhoradora. Assim fecha-se o ciclo, que pode ser vicioso se não houver êxito nos ganhos em produção ou virtuoso se atingir os ganhos, estimulando novos investimentos.

Prioridades nutricionais da vaca

A nutrição é fator determinante na atividade reprodutiva em vacas de corte, influenciando diretamente no retorno da atividade ovariana durante o pós-parto. Quando em condições de baixa disponibilidade de alimentos, a distribuição dos nutrientes ocorre por ordem de prioridade. Sendo assim, o organismo animal determina uma ordem no uso da energia disponível para as diferentes funções orgânicas. Nesta ordem de importância, a ocorrência de ciclos estrais e o início da gestação são funções menos prioritárias. Desta forma, as funções reprodutivas só serão ativadas quando o balanço  entre quantidade e  qualidade  da  dieta, reserva  de  nutrientes, demanda para o crescimento, metabolismo e outras funções forem atendidas.

Planejamento da IATF

O planejamento da IATF tem início no período pré-parto para poder atender as exigências nutricionais das fêmeas gestantes, preparando-as para o parto. Em seguida, após o parto, inicia-se a formação dos lotes que serão trabalhados durante a estação de monta.

Costuma-se preconizar que o lote ideal para o manejo da IATF deve girar em torno de 100 a 120 fêmeas, entretanto, a quantidade de animais pode variar conforme o manejo da propriedade. Vale reforçar que dentre todas as variáveis que influenciam no resultado da IATF, a nutrição é, sem dúvida, a de maior impacto e relevância. Deste modo, a formação dos lotes deverá ocorrer de acordo com a estrutura e tamanho dos pastos da fazenda, perfil de trabalho, limitação da mão de obra etc. Outro ponto importante na formação dos lotes está relacionado à segregação de acordo com a categoria animal, ou seja, o ideal é termos lotes de vacas primíparas e multíparas separados, de preferência os melhores pastos para as primíparas, para que as necessidades específicas e suas exigências nutricionais sejam plenamente atendidas.

À medida em que as vacas vão parindo, elas são transferidas da maternidade até o pasto, onde permanecerão durante a estação de monta. Após o parto, inicia-se o processo de recuperação do aparelho reprodutivo da fêmea, até que esteja em condições de receber uma nova gestação. Esta fase é conhecida como puerpério, e ocorre num prazo de aproximadamente 45 dias. Por este motivo, o início do programa de IATF normalmente ocorre 40 dias após o parto da última vaca que formou este lote. O programa reprodutivo estabelecido deve ser determinado previamente entre os gestores e a equipe técnica, de acordo com o perfil de trabalho da fazenda.

Quando o lote estiver pronto para iniciar o trabalho de IATF, devemos então colocar em prática o que foi previamente planejado. O primeiro passo é repassar as orientações gerais para a equipe de execução, explicando de maneira simples e objetiva como os trabalhos deverão ser conduzidos, ressaltando a importância de um manejo calmo e tranquilo. É importante respeitar os horários pré-estabelecidos em cada manejo, assim como a aplicação correta dos fármacos, respeitando as dosagens recomendadas em bula ou de acordo com a orientação de um médico-veterinário. Deve-se seguir um calendário com a programação dos lotes que serão trabalhados, em seus respectivos dias e horários e é necessário que o responsável pela equipe identifique os colaboradores mais qualificados e estabeleça as funções e responsabilidades de cada um no processo, mantendo todos os envolvidos cientes do objetivo comum. Neste momento, não poderá haver dúvidas.

O histórico de resultados é um ponto de avaliação muito importante neste momento para se corrigir erros e ajustes em busca de melhorias no processo. Vale lembrar que a maioria dos protocolos reprodutivos disponíveis atualmente no mercado funciona bem, por isso o sucesso pode estar nos detalhes, como por exemplo, um ajuste na dosagem ou o momento de aplicação do fármaco, de acordo com a necessidade da categoria animal ou lote tratado. Na manipulação e aplicação de medicamentos veterinários, recomenda-se a utilização de luvas descartáveis. Organizar os materiais que serão utilizados em cada manejo, dar atenção especial à higiene e limpeza dos equipamentos e instalações. Manter um estoque mínimo de produtos veterinários, evitando surpresas e pedidos de urgência, além de avaliar periodicamente o nível de nitrogênio do botijão de armazenamento de sêmen.

Observação adicional:

Faça um check-list de materiais e produtos necessários para cada dia de manejo a ser realizado, para que nada falte no momento da realização do manejo. Em algumas propriedades, o estoque fica muito longe do curral de manejo, e se algum produto ou material for esquecido, o manejo será prejudicado.

Considerações importantes em cada etapa de execução do Protocolo Reprodutivo:

Início do protocolo – Dia 0:

  • Desinfecção prévia do aplicador que será utilizado e higienização depois de cada animal tratado. O ideal é trabalhar com mais de um aplicador;
  • Identificar os animais por meio de brincos ou marcação a fogo. Se a propriedade não trabalha com identificação individual, aconselhamos utilizar tinta, pelo menos durante os 10 dias de execução dos protocolos;
  • Atenção na coleta de dados. Anotar a numeração individual dos animais, ECC (escore de condição corporal), categoria animal, pasto, mês de parição etc. A precisão na coleta de dados gerará relatórios de maior confiabilidade.

Retirada de implante – D8 ou D9:

  • Muita atenção no manejo de higienização e armazenamento de implantes que serão reutilizados;
  • Cuidados na diluição e no transporte do eCGen;
  • Conferência dos animais e coleta de dados adicionais.

Manejo de IA – D10 ou D11

  • Realizar a Inseminação Artificial por Tempo Fixo;
  • Cuidado especial no descongelamento do sêmen, respeitando a temperatura e o tempo necessários;
  • Atenção para o limite de altura e ao tempo de exposição ao levantar a caneca do botijão, a fim de garantir a qualidade do sêmen;
  • Sempre utilizar pinça para o manuseio das palhetas de sêmen.

Repasse dos touros – D20

  • De maneira geral, recomenda-se a introdução dos touros 10 dias após a inseminação do lote. Porém, este manejo de integração dos touros ao lote de vacas varia muito de acordo com o objetivo de cada fazenda, se terá ressincronização do lote ou não etc.
  • A relação touro x vaca comumente utilizada é 1:20 ou 1:25, porém esta relação poderá variar de acordo com o objetivo e principalmente com a quantidade de touros aptos.
  • Lembre-se que foi feito uma IATF e isto sincroniza o cio de retorno das fêmeas, então a relação touro x vaca pode ser de 1:10 (diferente dos 1:20 ou 1:25 utilizados normalmente)
  • A avaliação prévia dos touros de repasse por meio de exame andrológico é essencial para a máxima eficiência durante a estação reprodutiva.

Considerações finais:

É importante monitorar constantemente o estoque de produtos e sêmen, evitando a falta durante a estação de monta. A coleta de dados tem influência direta sobre o relatório final. O relatório de serviço bem feito permitirá avaliar possíveis falhas durante a IATF, touros com melhor performance, melhores inseminadores, bem como a identificação de lotes específicos ou categoria de vacas que apresentaram índices abaixo da média do rebanho.

O compromisso e o envolvimento de todos os colaboradores no processo serão fundamentais para o atingimento de bons resultados.

Se todos estes fatores estiverem sincronizados, aumenta-se as chances de sucesso na propriedade, elevando consideravelmente a rentabilidade do sistema de produção.

Que este artigo possa contribuir com o seu negócio e a todos uma excelente estação reprodutiva!

Sobre a GlobalGen

A GlobalGen vet science é uma joint venture especializada em reprodução animal, fruto da parceria entre a holding americana de pesquisas ReproGen Animal Health e a empresa brasileira UCBVET Saúde Animal. Traz em sua origem com a ReproGen a experiência no manejo reprodutivo e a competência dos pesquisadores Dr. Milo Wiltbank, PhD e Dr. J. Richard Pursley, PhD, reconhecidos mundialmente pela criação do protocolo OvSynch, que possibilitou o uso da Inseminação Artificial por tempo fixo (IATF) com reconhecimento em escala global.

O know-how técnico foi reforçado pela aliança estratégica com a UCBVET, uma das mais tradicionais e inovadoras indústrias veterinárias do país, tendo em sua estrutura modernos laboratórios e equipamentos com o mais alto nível tecnológico para a produção de medicamentos. Assim nasceu a GlobalGen vet science, uma empresa formada por criadores e técnicos, para técnicos e criadores.

Mais informações: http://globalgen.vet/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar atualizado.

POST RECENTES

A tecnologia contra o desperdício de alimento

Em 27 de março, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) divulgou um dado alarmante:  mais de 1 bilhão de refeições foram desperdiçadas por dia, em 2022, em todo o mundo. Isso ocorre enquanto 783 milhões de pessoas passam fome e um terço da população mundial enfrenta algum tipo de insegurança alimentar, de acordo com o Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024. O impacto ambiental também impressiona, pois o desperdício de alimentos é responsável por emissões de gases de efeito estufa cinco vezes maiores do que as do setor de aviação.

Leia Mais »

USP e Embrapa oficializam parceria para pesquisas em rastreabilidade

Pesquisas voltadas à sustentabilidade da agricultura estão no foco de um novo acordo assinado no último dia 11 entre a Embrapa e a Universidade de São Paulo (USP). O protocolo de intenções acordado abrange o uso compartilhado do Centro de Agricultura Tropical Sustentável (STAC) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP.

Assinado durante o Fórum de Agricultura Tropical Sustentável, realizado na capital paulista, na USP, o documento tem como objeto trabalhos de desenvolvimento de métricas e selos de sustentabilidade ligados às práticas ESG, sigla em inglês para definir a abordagem de governança ambiental, social e corporativa.

Leia Mais »
hacklinkbig bass bonanzaSweet bonanza demoCasinoslotgates of olympus oynaSweet bonanza demosugar rush oynaCasinoslotBahisnowbayan escortTürkiye Escort Bayanbuca escortKlasoyun TwitterKlasoyun Giriş TwitterUltrabet TwitterBetsoo Giriş Twitterfethiye escortbornova escortmarsbahisDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom girişŞişli escortizmir escortDenizli escortMalatya Escortşanlıurfa escortHacklinkBeşiktaş escortAtaşehir escortBeylikdüzü escortkadıköy escortcialisViagraBahis siteleriBeylikdüzü escortmasözmasözantalya escortcasibombetturkeyfixbetdeneme bonusu veren sitelerdeneme bonusu veren sitelercasibombets10jojobet girişpusulabetbaywinGrandpashabetcasibom girişholiganbet girişbettiltcasibom girişslot sitelerisekabetbetmatikbetkanyonsekabetholiganbetbetmatikcasibomcasibomcasibomcasibomcasibomcasibomcasibomcasibomcasibomhitbetsahabetsahabetbettiltvdcasinoilbetcratosroyalbettümbetbaywinslot sitelericanlı casino sitelericasino sitelerislot siteleribahis siteleribaywinİnterbahisbelugabahismadridbetcasibomcasibombetkom girişcasibomcasibommarsbahiscasibomcasibomcasibomcasibomcasibomcasibomcasibomcasibomcasibomBetoffice girişPusulabetBelge istemeyen bahis sitelerisahabet1xbetbahiscombycasinoikimisliorisbetkaçak maç izlecasibom girişcasibom girişcasibom girişcasibom giriş twittercasibom girişcasibom girişcasibom