novembro 1, 2024

Especialista aponta os desafios no planejamento da terminação de bovinos

Como planejar o investimento na terminação de bovinos? Esta é a questão que Dan Loy, da Iowa State University, propõe para discussão no dia 17 de setembro, das 10h40 às 11h30, durante a Interconf 2014.

O painel apresentará as formas para o pecuarista aumentar sua produtividade e garantir a rentabilidade da fazenda. Também será abordada a utilização dos diferentes sistemas de produção em gado de corte para viabilizar o investimento na atividade.

“Mesmo que os sistemas de produção possam variar entre regiões e países, o processo de planejamento e os princípios de gestão importantes são semelhantes. Os sistemas que melhoram a eficiência possuem menor custo de produção e potencializam a ocupação anual além de, muitas vezes, melhorar a rentabilidade do gado”, aponta Loy.

O especialista norte-americano destaca que pode haver diferenças entre instalações de confinamento e administração em diferentes países ou regiões, mas algumas questões são as mesmas em qualquer circunstância. Um dos exemplos citados por Loy é a avaliação das instalações – novas ou ampliadas – que devem garantir conforto e desempenho aos animais, eficiência e segurança aos trabalhadores, proteção ambiental e retorno econômico, dentre outros fatores essenciais às instalações.

“O Brasil está entre as regiões que mais crescem no mundo em produção de carne em confinamento. Porém, a maioria dos confinamentos trabalha durante determinado período do ano. Dessa forma, como é preciso considerar a produção durante o ano todo, os métodos mais especializados podem ser muito úteis”, destaca.

Interconf 2014

O maior evento da pecuária intensiva da América Latina (15 a 18 de setembro de 2014, em Goiânia) debaterá oportunidades e desafios do setor pecuário e estratégias aplicadas para o crescimento da produção de carne bovina no Brasil, com temas relacionados à política e ao mapeamento do consumo de carne no Brasil, incluindo palestra de abertura do jornalista da Rede Globo e Globonews, Alexandre Garcia.

A Interconf também terá minicursos técnicos voltados aos peões, capatazes e gestores de fazendas e discutirá: cenário econômico e perspectivas de consumo no Brasil; diferentes sistemas de produção e como o produtor pode aumentar sua produtividade/rentabilidade; desafios para ampliação do mercado internacional e como vender; e aspectos positivos da carne brasileira.

Mais informações: http://www.interconf.org.br/

Fonte: Interconf 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp