maio 24, 2025

A pecuária na visão do consumidor

Pesquisa da Embrapa aponta associação da atividade com questões negativas como desmatamento e maus tratos aos animais, exigindo maior esforço de comunicação

Por Larissa Vieira

Que o brasileiro é apaixonado por carne todos sabem. Somos o terceiro maior consumidor mundial do produto, com 24,8 kg/hab./ano, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para 2022. Apesar disso, a imagem da pecuária bovina junto ao consumidor está longe de ser 100% positiva.

Foi o que apontou o estudo “Percepção de aspectos comunicacionais sobre a produção de carne bovina no Brasil e sua interação com a sociedade” realizado pelo pesquisador Ériklis Nogueira, da Embrapa Pantanal.

“A pesquisa confirma uma dificuldade do Agro em comunicar ao grande público que a produção de carne, na maioria das vezes, ocorre de forma sustentável e segura, com respeito ao bem-estar animal, e que o consumo do produto é vantajoso do ponto de vista nutricional. Verificamos que o Agro fala muito para si mesmo e pouco para o público consumidor urbano”, destaca Nogueira.

No estudo, foram entrevistadas, por meio de questionário, um total de 181 pessoas de várias idades, com destaque para as faixas etárias de 31 a 40 anos (27,6%) e de 41 a 50 anos (26,5%). Essas pessoas pertenciam a vários segmentos da sociedade, desde o próprio Agro (principalmente produtores rurais) até profissionais de ensino ou pesquisa e consumidores em geral. “A maioria afirmou que come carne bovina de três a cinco vezes por semana (48,6%) ou mais de cinco vezes (40,8%). Além disso, 48% disseram preferir esse tipo de carne a outras (frango, peixe, suíno, caprino)”, informa o pesquisador.

Fonte: Revista DBO

Curadoria: Boi a Pasto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine nossa newsletter para se manter atualizado.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

POST RECENTES

https://www.afsti.org/ https://www.londonivfcentre.com/ https://brancs.com/ https://rdkservice.lv/ https://capital-school.com.ua/ https://www.warnstee.nl/ https://igsl.asia/ https://www.infinac.in/ https://kntiis.od.ua/ https://www.obezite-tedavisi.com/ https://vivirdelafotografia.es/ https://dolphinspointtouristpark.com.au/ https://www.gftactical-thai.com/ https://www.ifcon.org/ https://sportsdayonline.com/ https://www.associazionerandi.org/ https://wisecomfort.com.br https://ilverzeratt1919.it/ https://milanocityweb.it/ https://www.whsuites.com/ https://worldcitizen.trtworld.com/ https://restaurantealfresco.com/ https://www.wmigroup.co.id/ https://www.mabrurmandiri.com/ https://inacraft.co.id/ https://restyles.nl/ https://next.trtworldforum.com/ https://www.semgiron.org/ https://creatour.id/ https://vuck.ec/ https://www.ifcon.org/ https://brancs.com https://www.icfost.org/ https://www.afsti.org https://rivaloud.com/ https://www.gdr-elsj.eu/ https://meteo34.ru/